usar o fgts

Como usar o FGTS para valer a pena

Nada como um dinheiro extra vindo de forma inesperada para resolver alguns problemas. Mas será que você está pensando em usar o FGTS de uma forma válida? Veja aqui tudo sobre este Fundo de Garantia, como sacar e quais são as melhores formas de utilizá-lo.

O que é o FGTS?

O FGTS ou Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi uma criação do Governo Federal com o objetivo de formar uma reserva de dinheiro para o trabalhador e movimentar a economia. As contas de todos os trabalhadores estão na Caixa Econômica Federal e todas elas unidas dão origem à uma conta do governo.

Esta conta gera recursos que são utilizados na área de habitação popular, saneamento básico e infraestrutura urbana para que o dinheiro não fique parado na conta dos trabalhadores. Independente do uso dos recursos do FGTS pelo governo, todo trabalhador tem direito de sacar o seu fundo quando é demitido sem justa causa, termina um contrato com prazo fixo, aposenta-se, quer comprar uma casa ou apartamento, ou em caso de doenças graves (câncer e aids, por exemplo).

Os depósitos mensais do FGTS são de responsabilidade do patrão e são realizados obrigatoriamente na conta de cada funcionário. O valor corresponde à 8% do total bruto recebido pelo mês do funcionário, com salário, horas extras, adicionais e outros.

 

Como faço para sacar o dinheiro?

Pelas mudanças propostas pelo governo federal, o trabalhador agora pode fazer o saque do dinheiro que possui em contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A medida, anunciada em 22 de dezembro do ano passado, libera a retirada de recursos de contas que deixaram de receber depósitos até 31 de dezembro de 2015.

As pessoas que nasceram em janeiro e fevereiro poderão fazer o saque a partir de 10 de março. Nascidos em março, abril e maio, a partir de 10 de abril. Nascidos em junho, julho e agosto, a partir de 12 de maio. Nascidos em setembro, outubro e novembro, a partir de 16 de junho e nascidos em dezembro, a partir de 14 de julho.

 

usar o fgts

 

Com a mudança, poderão sacar o fundo todos os trabalhadores que tiverem contas inativas até 31 de dezembro de 2015. Ou seja, se você pediu demissão ou foi desligado de um emprego com justa causa até o fim de 2015, poderá sacar o seu FGTS. Você pode consultar o saldo das suas contas pelo site da Caixa, pelo aplicativo do FGTS, disponível para Android, IOS e Windows Phone, terminais de autoatendimento e agências da Caixa.

Além desses casos especiais, todas as condições para saque do FGTS podem ser consultadas no documento da Caixa Econômica Federal que você pode ver clicando aqui.

 

Em que posso usar o FGTS?

Como indicou pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), apenas 10% dos brasileiros pretendem usar o dinheiro do FGTS para o consumo. 65% dos entrevistados indicaram que irão utilizar o dinheiro para quitar dívidas e criar uma poupança.

 

E não é para menos, na crise atual não existe forma mais válida de usar o FGTS. Quando se ganha uma boa quantia em dinheiro sem estar planejando, pode ser tentador usá-la para realizar desejos de impulso: comprar aquela TV maior, trocar a mesa da cozinha, renovar o guarda-roupa.

Entretanto, a melhor forma de usar o FGTS e qualquer outra renda extra que venha de forma inesperada é resolvendo problemas mais urgentes como a quitação de dívidas e pagamento de impostos.

Depois disso, o segundo ponto para se levar em conta são os investimentos. É de extrema importância ter uma reserva financeira para emergências, seja quando seu fogão estragou, quando teve um problema de saúde ou ficou desempregado. Se você ainda não tem sua reserva de emergência, o FGTS será uma ótima forma de começar!

Para além dos gastos emergenciais, poupe o dinheiro para realizar sonhos que estão no futuro, como pagar a casa própria, comprar um automóvel, viajar durante as férias. O mais importante é não agir por impulso, pensar onde estão suas principais necessidades e usar o FGTS de uma forma que valha a pena lá na frente.

Compartilhe isso:

2 comentários sobre “Como usar o FGTS para valer a pena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *