Realizar transações financeiras por meio da internet é seguro? - REDE CELCOIN
transações online

Realizar transações financeiras por meio da internet é seguro?

Se tem uma coisa que facilitou nossa vida nos últimos anos foi a possibilidade de realizar transações financeiras sem sair de casa. Depósitos, pagamentos, transferências, tudo pode ser feito do conforto de seu sofá, mas ainda ficam dúvidas sobre a segurança dessas operações.

 

Segundo pesquisa da FEBRABAN,  52% das transações bancárias feitas no Brasil em 2014 foram realizadas via internet e mobile banking. Segundo pesquisa da Felaban (Federación Latinoamericana de Bancos), o Brasil é o país que mais utiliza internet banking entre os latino-americanos e um total de 20,3% da população brasileira acessa bancos online.

 

Se tantas pessoas assim realizam operações online sem medo, não tem problema, certo? Nem sempre. Alguns cuidados podem ser tomados para nunca passar por golpes ou ter seu cartão clonado, veja abaixo.

 

Não utilize aparelhos de terceiros para realizar operações financeiras

 

Sempre utilize seu celular ou computador para acessar o internet banking ou aplicativos de operações bancárias. Especialmente, não salve senhas e números de cartão de crédito nos sites ao realizar compras online ou acessar o internet banking.

 

Não acesse wi-fi público ou desconhecido para realizar transações

 

Quando for realizar transações online e em outros momentos também, sempre utilize wi-fi de lugares que confia. No celular, prefira acessar essa operações por meio do 3G/4G, que possui maior proteção de dados.

 

Mantenha seu computador e celular com antivírus atualizados

 

Além de possuir sempre um bom antivírus no computador e celular para detectar ameaças, não abra anexos ou links recebidos por e-mails desconhecidos ou outras vias estranhas, mesmo que estejam indicando ser do seu banco.  

 

Prefira utilizar o banco por meio de aplicativos, e não por navegadores

 

Como os aplicativos possuem um funcionamento isolado de outras funcionalidades do computador ou celular, eles são mais protegidos em termos de acesso aos dados. Prefira sempre utilizar aplicativos oficiais de seu banco ou outros aplicativos de controle financeiro que sejam seguros.

 

Cheque se o aplicativo ou site possui certificados de segurança

 

Para verificar essa segurança, veja se o link do site que está acessando possui o https, se está com o cadeado de segurança que garante a criptografia da comunicação entre site e cliente, codificando seus dados.

 

Realizar transações financeiras pelo celular pode ser mais seguro

 

A forma isolada como o sistema operacional do celular permite a atividade dos aplicativos, dificulta a ação dos vírus. Ao contrário do que se observa no computador, onde os programas geram dados que são armazenados ou tratados numa mesma unidade.

 

Precisa de um aplicativo seguro e prático para realizar pagamentos, depósitos e recargas no celular? Conheça o Celcoin!

 

Veja também

Pix e ITP: tudo o que você precisa saber para transações seguras e eficientes

Portal e-CAC da Receita Federal: o que é e como usar?

Tenha canais de comunicação para divulgar seu negócio e atender seus clientes

Como oferecer serviços digitais em seu negócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *