economizar gás

Como economizar gás reduzindo o desperdício em sua casa

Com o aumento de quase 15% no custo do gás no último ano, o valor chega a aproximadamente R$70 reais na maioria das regiões e começa a pesar mais no bolso dos brasileiros. O principal ponto na economia de gás é o desperdício. Grande parte das residências acabam desperdiçando, sem perceber, quase a mesma quantidade de gás que utilizam todo o mês.

 

Isso significa que, para economizar, o que importa é praticar um uso mais consciente do fogão e forno em casa. Para isso, você pode seguir algumas das dicas a seguir:

 

Dicas para economizar gás de cozinha

 

  1. Primeiro, verifique que a torneira do gás está perfeitamente encaixada e se ela está dentro da data de validade, se não apresentar cortes, rachaduras ou maiores desgastes do tempo de uso.

 

  1. A partir daí, a primeira dica é deixar a torneira do gás sempre fechada quando não estiver usando.

 

  1. Use panelas de acordo com o tamanho da boca do fogão para cozinhar os alimentos da forma correta mais rapidamente.

 

  1. Verifique vazamentos na torneira com uma esponja molhada em detergente. Se houver vazamentos, o detergente irá apresentar bolhas de ar.

 

  1. Deixe injetores das bocas do fogão sempre limpos, de preferência limpando sempre que forem usados.

 

  1. Use mais a panela de pressão, sempre que tiver a oportunidade, para cozinhar os alimentos mais rápido.

 

  1. Ainda para apressar o cozimento e preparar alimentos mais gostosos, tampe as panelas que estiverem no forno. Isso economiza de duas a três vezes mais o gás de cozinha.

 

  1. Verifique sempre se a chama que está saindo do gás é azulada. Se for alaranjada ou avermelhada, o regulador de gás pode estar soltando mais do que o necessário.

 

  1. Deixar alimentos de molho da noite para o dia também pode ajudar a apressar o cozimento, além de gerar caldos mais grossos e refeições mais saborosas.

 

  1. Um dos maiores vilões da economia de gás é o forno. Quando for preparar alimentos nele, não fique abrindo a porta com tanta frequência com o fogo ligado e solte apenas o necessário de gás para ligá-lo.
Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *