comprovante de pagamento

Manter comprovantes de pagamento é importante e muito fácil

A cada dia que passa ouvimos com maior frequência em estabelecimentos comerciais a frase: “não precisa da minha via!”. Os comprovantes de pagamento, especialmente de papel, tem sido deixados de lado por consumidores por diversos motivos, sendo o principal deles o incômodo de acumular tantos papéis que aparentemente não servirão para nada.

 

Entretanto, mesmo recebendo uma grande quantidade de comprovantes de pagamentos todos os dias, de alimentação, gasolina, contas, transporte, entre outros, é importante manter todos eles.

 

Qual a importância dos comprovantes de pagamento?

 

A importância mais óbvia é que, caso haja algum imprevisto na compra, é possível provar o seu pagamento por meio do papel e exigir garantias de produtos. A outra vantagem além disso é a possibilidade de manter um melhor controle financeiro.

 

O primeiro passo de um planejamento financeiro consiste em anotar os gastos do mês para ter consciência do dinheiro que está sendo gasto e para que ele está saindo do bolso. Com os comprovantes de pagamento essa atividade fica muito mais fácil, além de se tornar mais visual.

 

Essa possibilidade de ter em mãos exatamente os valores, locais e motivos de saída do dinheiro nos faz compreender melhor nossos hábitos e o que podemos mudar para começar a economizar dinheiro.

 

Como armazenar comprovantes de pagamento?

 

E se antes era difícil manter tudo isso guardado em cadernos, grampeado em páginas, armazenado em pastas ou em arquivos, tomando cuidado para o papel amarelinho não apagar todas as informações, hoje tudo pode ser armazenado no digital.

 

Já existem aplicativos, como o Celcoin, que enviam o comprovante para o seu e-mail depois de realizado o pagamento de uma conta ou outros gastos. Esses comprovantes podem ser armazenados em pastas no seu e-mail, no google drive ou até salvos em pastas no seu computador.

 

Lembrando que os comprovantes não precisam ficar guardados para sempre, alguns possuem tempos específicos. Imposto de renda, IPTU, IPVA e outros impostos similares devem ser mantidos por 5 anos. Contas de água, luz, telefone e gás também devem ser mantidos pelo mesmo período.

 

Para poder reclamar de algum defeito com o fabricante em notas fiscais ou garantias de produto, é possível fazer a reclamação em até 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para bens duráveis.

 

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *