aumento de salário

Quando é a hora e como negociar um aumento de salário com sucesso

Não tem jeito: uma hora ou outra chega o momento fatídico em que a necessidade de pedir um aumento de salário fala mais alto. O trabalho aumenta, as responsabilidades também, a inflação sobe e o bolso começa a sofrer.

Atualizar os valores recebidos pelos colaboradores é uma obrigação das empresas, e o pedido de aumento de salário é um direito dos funcionários sempre que se sentirem incomodados com a quantia paga com relação aos serviços realizados. Mas quando é a hora certa para fazer isso e como negociar um valor com segurança e sucesso?

Qual a hora certa para pedir um aumento de salário?

Você está ganhando menos do que o mercado de trabalho está pagando? Está realizando serviços além de sua posição atual e em uma carga maior do que outros colaboradores da sua empresa que estão na mesma faixa salarial? Qual o motivo para seu aumento?

Analisar objetivamente sua condição e se você realmente merece um aumento de salário é o primeiro passo para encontrar o momento certo para uma conversa com seu superior. Consiga dados objetivos de que você está fazendo a diferença e prepare as emoções para um discurso seguro.

O melhor momento para pedir um aumento de salário é na conclusão de algum projeto, no fechamento de uma parceria ou na comemoração de metas alcançadas, por exemplo, quando você pode aproveitar a onda para mostrar qual foi o seu papel nessas situações.

Como negociar o aumento de salário?

Se você já sabe exatamente porque merece um aumento e chegou o momento para fazer o pedido, está na hora de montar seus argumentos. Marque uma reunião formal com seu superior para conversar sobre sua condição salarial e nunca dê indiretas sobre o assunto antes disso.

Nunca solicite o aumento utilizando como justificativa um ultimato, como: “terei que sair da empresa caso a proposta não seja aceita” ou “recebi uma proposta mais interessante”. Não leve a conversa para o lado pessoal, seja objetivo e chegue com uma proposta calculada em mente, como aumentar 15% no valor total, por exemplo.

A melhor forma de argumentar é mostrar seu trabalho realizado em números, como o número de clientes que conseguiu para a empresa, o retorno de seus serviço ou número de vendas.  

Procure usar frases como: “vejo que meu salário está abaixo do mercado”, “tenho contribuído de forma direta e efetiva para o cumprimento das metas”, “estou aprendendo mais e sei que posso ajudar a fazer nossa empresa crescer”.

Depois de fazer o pedido, tenha paciência para a resposta, pois ela não vai acontecer na hora. Se receber um não, não desanime, aguarde por novas oportunidades para mostrar o seu trabalho ou procure por melhores oportunidades do mercado. O seu trabalho atual nunca é a única opção possível.

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *