reserva para investimentos

Como fazer uma reserva para investimentos no novo ano

Se tem um caminho que vai te deixar um pouco mais perto do sonho de ser milionário é por meio de investimentos. Dificilmente você vai conseguir viver de sua poupança, por isso é importante criar uma reserva para investimentos com objetivos determinados e disciplina.

Ninguém nos ensina a investir na escola e raramente tratamos disso em qualquer outro lugar que não sejam cursos técnicos ou uma formação acadêmica ligada à economia. Por isso, aqui vai um dos caminhos que você pode escolher para começar a preparar sua reserva para investimentos nesse novo ano.

Defina seus objetivos

É muito mais fácil sair para ir ao supermercado quando você já tem em mente quais produtos precisa. É muito mais fácil guardar dinheiro para aquela passagem de avião quando você já sabe qual o seu destino. A reserva para investimentos funciona na mesma lógica.

Quando você entende qual sua motivação para começar uma reserva financeira, fica muito mais fácil manter a disciplina de guardar um pouquinho todo mês. Mas e se você não sabe no que exatamente quer investir?

Para começar a se organizar, divida sua reserva em duas partes: uma para oportunidades de investimento de risco baixo que surgirem ao longo do ano e a outra para objetivos de curto, médio ou longo prazo que você já tenha determinado em sua vida.

Defina um percentual de seus ganhos destinado a reserva para investimentos

Dentro de seu salário mensal, quanto você pode destinar à uma poupança? Se você já guarda, por exemplo, 10% do salário para uma reserva de emergência, comece a colocar 5% desse total na sua reserva para investimentos. Pode parecer um valor pequeno demais, mas com o tempo você verá o quanto isso faz a diferença.

Importante lembrar que de nada adianta fazer essa reserva junto com sua poupança comum e começar a gastá-la. A reserva para investimentos deve ser destinada exatamente para o seu objetivo: investir! Nada de considerar ela na hora de quitar o cartão de crédito.

Mantenha sua reserva financeira em um local de rendimento

Assim como na poupança, colocar o dinheiro de sua reserva em um local que renda alguns centavos já será a sua primeira forma de investir. Quando estiver com uma reserva maior, pense em migrar para outros tipos de fundo, tais como o fundo de renda fixa. O retorno financeiro é maior que o da poupança, mesmo com impostos.

A partir daí é só manter o foco e começar a prestar atenção nas oportunidades. Fique atento ao mercado para ver onde estão as melhores propostas de taxas e mantenha os olhos nos seus objetivos para continuar reservando.

 

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *