despesas

Como se preparar para as despesas de começo de ano

Ninguém quer começar o ano criando dívidas, mas os gastos nos primeiros meses são alguns dos mais pesados para a conta. IPVA, IPTU, imposto de renda, matrículas, material e uniforme escolar. Apesar de terem custos altos, nenhuma delas é uma surpresa, então não adianta procurar por uma desculpa para não se preparar desde já.

Sempre priorize pagar suas dívidas e despesas maiores no começo do ano para não ficar com o bolso e a cabeça doendo pelos próximos 12 meses. Para te ajudar a organizar isso, aqui vão algumas dicas.

Não gaste todo o seu 13º

Essa é a primeira e principal orientação para quem sabe que terá gastos altos no começo do ano. Seu 13º é como um respiro no orçamento. Quando ele chega, a atitude mais sensata é usá-lo para pagar dívidas antigas e guardar o restante para as despesas do ano novo. Se você ainda tem um pouquinho na poupança, deixe ele quieto e só vá mexer para ficar com a mente tranquila.

Não extrapole no cartão de crédito em dezembro e janeiro

O mês de dezembro é famoso por ser aquele em que todo mundo mete o pé na jaca e parcela um monte de presente no cartão de crédito. Não seja mais uma dessas pessoas. Prefira definir seu orçamento para o fim do ano e não passar do planejado para não se desesperar no começo do ano.

Deixe sua reserva para emergências segura

Não fique colocando a mão na sua poupança por qualquer motivo. Se você conseguiu guardar um pouquinho de dinheiro todo mês durante o ano, deixe aquele valor reservado para o objetivo pelo qual ele existe. Se for necessário, prefira pagar o IPTU à prazo para não precisar acabar com toda a reserva de uma só vez. Se você ainda não possui uma reserva, o 13º é um bom jeito de começar.

Fique atento à economia

O cenário econômico atual é bastante imprevisível e turbulento, por isso fique bastante atento às mudanças do começo de ano e a atualização de taxas. Tomar cuidado com isso desde o início do ano vai te ajudar a sobreviver por todo o restante.

A melhor forma de se preparar para as despesas de começo de ano é com um planejamento financeiro para o ano todo. Por isso, comece agora a organizar seus gastos pensando no próximo ano, poupando tudo o que for possível para ficar cada vez mais tranquilo nos próximos ciclos.

 

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *