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5 passos para lidar com a autocrítica de forma saudável

Seu diálogo interno pode ser um poderoso trampolim ou um grande obstáculo para alcançar seus objetivos. Se você constantemente faz previsões negativas ou você se chama de nomes, a sua auto-fala lhe roubará a força mental.

Seus pensamentos afetam como você se sente e como se comporta. A maneira como você pensa tem o poder de se tornar uma profecia auto-realizável. Pensar “nunca vou conseguir esse emprego” pode fazer com que você se sinta desencorajado ao entrar em uma entrevista. Consequentemente, você pode afundar os ombros, olhar para o chão e causar uma primeira impressão ruim, sabotando suas chances de sucesso.

Se você tem um crítico interno duro, você não está sozinho. Auto-dúvida, previsões catastróficas e palavras duras são comuns. Mas você não precisa ser vítima de seu próprio abuso verbal. Embora existam muitos exercícios que de terapia para ajudar as pessoas a mudar a maneira como pensam, aqui estão sete maneiras de domar sua crítica interior:

1. Preste atenção aos seus pensamentos

Você está tão acostumado a ouvir sua própria narração que é fácil ignorar as mensagens que você está dando a si mesmo? Comece a prestar muita atenção nos seus pensamentos e você pode descobrir que você fala para si mesmo coisas negativas e difíceis de ouvir.

Estima-se que as pessoas tem cerca de 60.000 pensamentos por dia. São 60.000 chances de se construir ou se destruir. Aprender a reconhecer seus padrões de pensamento é fundamental para entender como o seu pensamento afeta sua vida.

2. Mude o canal

Embora a resolução de problemas seja útil, a ruminação é destrutiva. Quando você continua repetindo um erro que você fez em sua cabeça uma e outra vez ou você não consegue parar de pensar em algo ruim que aconteceu, você vai se arrastar para baixo.

A melhor maneira de mudar o canal é ficar ativo. Encontre uma atividade que o distraia temporariamente das fitas negativas em sua cabeça. Dê um passeio, chame um amigo para falar sobre um assunto diferente ou faça um projeto que você está adiando. Mas recuse-se a ouvir o seu cérebro bater em você.

3. Examine a evidência

Seus pensamentos nem sempre são verdadeiros. De fato, eles são frequentemente exagerados e negativos. É importante examinar as evidências antes de acreditar em seus pensamentos.

Se você pensa: “Vou me envergonhar quando fizer essa apresentação”, pare por um minuto. Pegue um pedaço de papel e anote todas as evidências que indicam que você vai falhar. Em seguida, liste todas as evidências de que você não irá falhar.

Observar as evidências de ambos os lados pode ajudá-lo a analisar a situação de maneira um pouco mais racional e menos emocional. Lembrar-se de que seus pensamentos não são 100% verdadeiros pode lhe dar um impulso na confiança.

4. Substitua pensamentos negativos exagerados por declarações realistas

Quando você reconhecer que seus pensamentos negativos não são completamente verdadeiros, tente substituir suas declarações por algo mais realista. Se você pensa: “Eu nunca vou conseguir uma promoção”, uma boa declaração de substituição pode ser: “Se eu trabalhar duro e continuar investindo em mim mesmo, posso ser promovido algum dia”.

Tenha em mente que você não precisa desenvolver declarações positivas irrealistas. O excesso de confiança pode ser quase tão prejudicial quanto uma dúvida. Mas uma visão equilibrada e realista é a chave para se tornar mentalmente mais forte.

5. Considere o quão ruim seria se seus pensamentos fossem verdadeiros

É tentador imaginar um passo em falso se transformando em uma catástrofe total. Mas, muitas vezes, o pior cenário não é tão ruim quanto tememos.Se você prevê que vai ser rejeitado por um emprego, pergunte a si mesmo o quanto isso seria ruim? Rejeição machuca, mas não é o fim do mundo.

Lembrar-se de que você pode lidar com tempos difíceis aumenta sua confiança. Também diminuirá muito dos pensamentos temerosos e preocupantes que podem estar em seu caminho.

6. Pergunte a si mesmo que conselho você daria a um amigo

É mais fácil ser compassivo com as outras pessoas do que com você mesmo. Embora você possa se considerar um idiota por cometer um erro, é improvável que você diga isso a um ente querido.

Quando você está lutando com tempos difíceis ou está duvidando de sua capacidade de ter sucesso, pergunte-se: “O que eu diria a um amigo que tivesse esse problema?” Então, ofereça-se essas palavras sábias e gentis.

7. Equilibrar o auto-aperfeiçoamento com a auto-aceitação

Há uma diferença entre dizer a si mesmo que você não é bom o suficiente e lembrar-se de que há espaço para melhorias. Aceite suas falhas pelo que elas são agora enquanto se compromete a fazer melhor no futuro. Embora pareça um pouco contra intuitivo, você pode fazer as duas coisas simultaneamente.

Você pode aceitar que se sinta ansioso sobre uma apresentação no trabalho enquanto toma a decisão de melhorar suas habilidades de falar em público. Aceite-se por quem você é agora enquanto investe para se tornar uma versão ainda melhor de si mesmo no caminho.

8. Treine seu cérebro para pensar de maneira diferente

Sua mente pode ser seu melhor amigo ou pior inimigo. É importante treiná-la bem. A boa notícia é que exercícios de força mental ajudarão você a silenciar a autocrítica tóxica para sempre. Com a prática, você pode desenvolver um diálogo interno mais produtivo que irá alimentar seus esforços para alcançar seus objetivos.

 

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