O que saber antes de abrir um pequeno negócio - REDE CELCOIN
abrir um pequeno negócio

O que saber antes de abrir um pequeno negócio

Procurar por independência e ser seu próprio chefe pode parecer maravilhoso, mas requer muito planejamento e força de vontade. Existem oportunidades prontas para serem preenchidas por gente que sabe o que está fazendo. Aqui vão algumas dicas para você ser uma dessas pessoas.

 

Estude o mercado

 

Só porque você teve uma ideia brilhante não quer dizer que nenhuma outra pessoa pensou nisso antes. Começar um pequeno negócio é muitas vezes impulsionado mais por desejo do que por análise de uma brecha no mercado. Não cometa esse erro.

 

Avalie as possibilidades existentes no nicho que quer trabalhar, escolha o momento e local certo para se estabelecer, estude números e entenda como você vai fazer diferente de toda a concorrência que, querendo ou não, vai existir.

 

Comece com uma boa reserva financeira

 

Sim, dá para começar um pequeno negócio com um financiamento, mas este não é o cenário ideal. Os primeiros meses e anos de uma empresa são os mais caros, os mais arriscados e, principalmente, os mais imprevisíveis. Entrar nessa com uma dívida a ser quitada pode ser um grande ato de coragem ou de estupidez.

 

Possui um emprego fixo e pode aguentar mais um ou dois anos reservando um dinheiro mais seguro para abrir sua própria empresa? Prefira sacrificar um pouco do seu tempo para fazer ele valer a pena depois sem grandes sufocos.

 

Determine quanto você precisa para viver

 

Quando estiver pensando no seu plano de negócio, não esqueça de uma coisa muito importante: você. Muitos investidores abrem pequenos negócios sem considerar o tanto que precisam para viver ao mesmo tempo em que investem. O dinheiro não vai cair líquido mensalmente na sua conta como em outro emprego. Dessa vez você será seu próprio chefe e precisa colocar suas limitações na jogada.

 

Não tente fazer tudo sozinho

 

Mesmo que sua reserva não seja assim tão grande para começar, uma das coisas essenciais em que você terá que gastar dinheiro são mentores. Se você não entende tudo de jurídico e financeiro, você precisa ter ao seu lado pessoas que entendam.

 

Você precisa conhecer os impostos que precisa pagar e as obrigações de acordo com sua empresa. Conhecer previsões financeiras do mercado e da sua empresa de acordo com o que você possui em caixa também vai ser um grande passo à frente.

 

Faça seu nome

 

Você sabe porque começou a sua empresa? Seu objetivo está bem claro em mente? Que tal transmitir isso para seus clientes? É preciso colocar o nome da sua empresa no mundo acompanhado de força, vivacidade, identidade. Defina suas estratégias baseado em como você quer ser visto e ouvido, como quer ser percebido pelo público que procura.

 

Tenha uma estratégia de fuga caso dê errado

 

De acordo com as estatísticas de mercado, o mais provável é que seu negócio falhe. Talvez ele até se sustente e não precise chegar ao fim, mas existem grandes chances de que você precise gastar tudo o que ganha para continuar de pé.

 

Isso significa que coisa mais importante que você precisa ter além de coragem e tenacidade, é uma estratégia de fuga. Você comprou todo um inventório de produtos para começar o negócio? Será possível vendê-lo caso tudo dê errado? Pense em formas de não perder todo o dinheiro investido desde o começo. Prevenir é melhor do que remediar sempre e será um alívio para se impulsionar à frente.

 

Veja também

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Código de Defesa do Consumidor e Agente Rede Celcoin: conhecendo seus direitos e deveres

Atendimento ao cliente: como fazer?

Qual é a importância da independência financeira das mulheres?

1 thought on “O que saber antes de abrir um pequeno negócio”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *