como comprar online

Como comprar online com economia e sem medo

Comprar qualquer coisa que precisar sem sair de casa, escolher o produto a hora que quiser e com toda a calma que precisar, comparar preços de diversas lojas e economizar no bolso são algumas vantagens das compras online.

Apesar de tantos benefícios, muita gente ainda fica com o pé atrás na questão da segurança do pedido e entrega de produtos por meio de e-commerces. Conheça aqui algumas orientações para entender como comprar online com segurança e mais economia.

Olhe primeiro os preços em marketplaces

Quando vamos comprar online, normalmente o objetivo principal é encontrar preços menores do que em lojas físicas. Para auxiliar nessa tarefa, os marketplaces são ótimos sites para comparar preços entre as lojas. Marketplace é um portal de e-commerce colaborativo, quase como um shopping virtual. O lojista pode vender seus produtos através de um Marketplace de terceiros e o cliente, dentro de um só lugar, encontra produtos de diversos fornecedores e marcas. Alguns exemplos são Americanas, Amazon, Enjoei, Mercado Livre, Estante Virtual, eBay.

Compre de lojas com certificados de segurança

Uma das formas mais fáceis de garantir se a loja que você encontrou para comprar o que precisava é confiável é checando se ela possui certificados de segurança. Os certificados de segurança para servidores web ou certificados SSL/TLS identificam e garantem a autenticidade, privacidade e integridade dos dados de um portal. Existem dois tipos de selos que certificam um site:

  • os que apenas monitoram a qualidade do serviço e os prazos determinados pelo site;
  • o SSL (Secure Sockets Layer), que garante a autenticidade do domínio e cria um canal de criptografia entre o usuário e o servidor do portal.

Esta última assegura que todos os dados em tráfego estão protegidos, ou seja, que não podem ser interceptados ou lidos por ninguém, a não ser o próprio destinatário. Isso significa que você pode inserir informações pessoais e dados do cartão de crédito com a confiança de um ambiente virtual protegido por um certificado digital SSL. Quando o usuário está em uma página SSL, esta pode ser identificada pela barra de endereço HTTPS:// ou pelo cadeado fechado ou colorido (verde/vermelho) em um dos cantos da página.

Analise todas as características do produto

Ao comprar pela internet, uma desvantagem é que você não tem o benefício de testar pessoalmente o produto como acontece nas lojas físicas. Por isso, é sempre importante se informar sobre todas as características do item antes de comprá-lo. Normalmente essas informações estarão descritas na página do produto, determinando o que vem junto com ele, seus materiais e dimensões. Se não encontrar tudo ali, procure pelo site do fabricante para mais informações.

Acompanhe seu pedido por todo o caminho

Logo após a compra, verifique sua caixa de e-mail. A maioria dos sites enviam a confirmação do pedido para o e-mail cadastrado, com o número do pedido e a previsão de entrega, além de um link para rastreamento do produto. Não esqueça de verificar também o lixo eletrônico.

Caso não tenha recebido, acesse sua conta no site, no campo “meus pedidos” do site da loja. Lá você deve encontrar o número do pedido e rastrear a entrega. Dessa forma você ganha mais segurança acompanhando cada etapa e sabendo que seu produto chegará a qualquer momento. Se tiver algum problema com a entrega, consulte as políticas de devolução ou reclamações no site.

O Código de Defesa do Consumidor é bastante rigoroso com compras online, além disso, várias entidades de auxílio e orientação ao consumidor podem te ajudar se houver problemas com a loja. Entre elas estão o Procon, o IDEC e o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça. Não se esqueça de guardar e-mails emitidos pelas lojas, comprovantes de pagamento, notas fiscais ou qualquer outro documento ou comunicado referente às suas compras.

You May Also Like

Os benefícios de ter maquininha de cartão em seu estabelecimento

Como será o Open Banking no Brasil

O futuro do Open Banking no Brasil

Como potencializar suas vendas com o Instagram

Open Banking FHUB

Open Banking: A revolução das instituições financeiras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *