10 gastos desnecessários que você pode cortar da sua vida - REDE CELCOIN

10 gastos desnecessários que você pode cortar da sua vida

Com o passar dos anos, vamos encontrando cada vez mais coisas para gastar dinheiro. Muitas delas são necessárias para a nossa sobrevivência no mundo e para garantir uma boa qualidade de vida, mas o que não percebemos é que várias gastos desnecessários acabam entrando na nossa rotina.

Ter consciência de tudo o que gastamos é a primeira atitude de um planejamento financeiro, mas se você ainda não consegue organizar seu dinheiro dessa forma, veja aqui algumas coisas que você pode fazer para cortar gastos e viver melhor.

1. Comprar em pequenas quantidades

Dentre as coisas mais comuns que fazemos e que nos trazer gastos desnecessários estão as compras em pequenas quantidades. Ir no mercado várias vezes no mês nos faz gastar mais no final das contas. Além disso, comprar em parcelas produtos que você utiliza em grande quantidade é um péssimo hábito. Nesses casos, prefira sempre os pacotes com várias unidades ou maior peso.

2. Não usar descontos que tem direito

Devido a falta de informação que chega à nós sobre diversos benefícios, acabamos não usando as vantagens que possuímos em algumas ocasiões. Se for estudante, idoso ou tiver qualquer outra condição similar, busque se informar sobre os descontos que tem direito. Ficar de olho em cupons e promoções também é uma ótima forma de gastar menos.

3. Comprar objetos duplicados por falta de organização

É muito comum termos em casa um quartinho ou gaveta da bagunça, onde vão parar todas as coisas que não tivemos tempo de organizar ou dar maior atenção. Procure olhar neste local os itens que possui para não acabar comprando objetos duplicados quando forem necessários.

4. Fazer lanches na rua

É inevitável: algumas vezes nos rendemos a praticidade de tomar café ou fazer um lanche na rua. Essa prática, entretanto, acaba sendo uma das maiores dores no orçamento quando se torna rotina. Evite sempre que possível.

5. Comprar coisas que não precisa por impulso

As compras por impulso são grandes vilãs do controle financeiro e mesmo assim muito frequentes. Fugir delas será saudável tanto para seu emocional quanto para seu bolso. Sempre se pergunte duas ou três vezes qual o real motivo da compra e a utilidade que terá antes de levar o produto.

6. Esquecer de calibrar o pneu do veículo

Você sabia que, quanto mais tempo seu pneu fica descalibrado, mais gasolina você gasta? Essa atitude simples pode te ajudar a economizar alguns reais por mês, além de fazer seu carro durar mais sem ter problemas.

7. Continuar com serviços de assinatura e pacotes que não aproveita

As vezes é uma assinatura de TV que não precisa ter tantos canais, o telefone que pode ser cancelado e ficar só com o celular, revistas que acabam jogadas pelos cantos sem utilidade nenhuma ou o plano de celular e internet que vão além do necessário. O importante é pegar um dia para revisar todos os serviços de assinatura que você possui e ver se realmente precisa dos pacotes que está utilizando.

8. Usar cartão de crédito para tudo

Não é nenhum mistério que ficar usando o cartão de crédito para tudo nos faz perder a noção do quanto estamos gastando. Além disso, atrasos no pagamento do cartão geram taxas de juros abusivas que pesam muito para o orçamento e podem ser a diferença entre ter uma poupança ou não.

9. Ficar no limite do cartão de débito

Se passou uma semana e você esqueceu de olhar o saldo no seu cartão de débito? Tome cuidado para não ficar no vermelho. Além das taxas de juros altas, esse tipo de serviço é cobrado pelo banco, assim como transferências bancárias pelo aplicativo ou caixa. Inclusive, outra forma de economizar é fazer depósitos nas próprias agências para eliminar taxas do banco.

10. Contratar pessoas para reparos e serviços simples

Trocar a resistência do chuveiro, arrumar o cano da pia, fazer pequenas pinturas pela casa, instalar móveis simples. Existem alguns serviços que acabamos pagando para serem realizados, mas que poderíamos facilmente resolver por conta própria. Hoje em dia, existem milhares de tutoriais no youtube ou numa rápida pesquisa no google. Basta ter força de vontade para cortar gastos desnecessários e economizar.

 

Veja também

Pix e ITP: tudo o que você precisa saber para transações seguras e eficientes

O que fazer quando você quer empreender, mas não sabe por onde começar

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Código de Defesa do Consumidor e Agente Rede Celcoin: conhecendo seus direitos e deveres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *