aprender programação

5 motivos para você aprender programação para viver melhor

Não é segredo para ninguém que a programação está em praticamente tudo que utilizamos diariamente. Nossos celulares, computadores, eletrodomésticos, televisões: tudo o que tem qualquer ligação com o digital passa pela programação.

Com tanta influência assim e tanta gente trabalhando nisso, porque ainda cresce o tabu de que programar é coisa de gênio? Aprender programação não está distante de nós como imaginamos. Aqui vão cinco motivos para você começar na programação e melhorar sua vida a partir dessa habilidade.

1. Programar está se tornando uma segunda língua

Em um mundo digital, saber programar é como se alfabetizar. Se você não entende a linguagem com que a maioria dos dispositivos que você usa funciona, isso pode se tornar um problema. Com o conhecimento do código é muito provável que o mundo comece a fazer muito mais sentido para você.

2. Aprender a programar te ajuda a resolver problemas

A lógica da programação é utilizada para milhares de coisas no nosso cotidiano. Os algoritmos nada mais são do que um conjunto de instruções para o desempenho de determinada atividade. Quando você compreende isso de uma forma mais técnica, seu raciocínio lógico melhora e você se torna mais capaz de observar as variantes de cada ambiente.

3. A programação abre portas para trabalhos

Os programadores estão em todas os setores, atuando em diversas funções diferentes. Quem entende de programação, especialmente das linguagens mais procuradas como C+ e Java, consegue se encaixar em empregos muito rapidamente. Segundo o IDC, o Brasil já é o 4º maior centro de TI do mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão. Esse é o segmento brasileiro que mais cresce. O déficit de pessoal na área de Tecnologia da Informação (TI), entretanto, é de cerca de 40 mil profissionais de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Ou seja, o seu lugar está aberto.

4. Você pode trabalhar com programação de qualquer lugar

Ser programador tem a mesma vantagem de alguns outros trabalhos: com um computador em mãos, é possível fazer de qualquer lugar do mundo. Se o seu sonho sempre foi se tornar um profissional freelancer, aprender programação é um dos melhores caminhos. Isso porque os trabalhos aparecem com mais facilidade e, na grande maioria das vezes, você pode gerenciar seus clientes à distância.

5. Com habilidades de programação você cria projetos inovadores

Codificar é criar soluções para problemas do mundo. Quer coisa mais útil do que isso? Você provavelmente já resolve problemas no seu cotidiano constantemente. Imagine se você tivesse a capacidade de resolvê-los a partir de softwares, aplicativos, sites e outras ferramentas? A programação abre um universo de possibilidades de desenvolvimento de ideias criativas para simplificarmos cada vez mais a vida.

Ficou interessado em aprender programação e não sabe por onde começar? Existem inúmeras plataformas que oferecem cursos online de programação gratuitos e pagos, como a: Codeacademy, Codeschool, Coursera, Codepen e a W3Schools. Se você for mais autodidata, também é possível compreender os primeiros passos a partir de canais de programação no youtube. Basta dedicar uma hora do seu dia e colocar as mãos no código.

 

You May Also Like

Como vender mais através das mídias sociais

Como desenvolver um planejamento estratégico para sua empresa

Como desenvolver um planejamento estratégico para sua empresa

Temos Vagas | Analista de UX

TEMOS VAGAS! DESENVOLVEDOR .NET Jr.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *