ser resiliente

10 atitudes para ser resiliente e vencer os obstáculos da vida

Resiliência refere-se a quão bem você pode lidar e se recuperar das dificuldades da vida. Pode significar a diferença entre lidar com a pressão e perder a calma. Pessoas resilientes tendem a manter uma visão mais positiva e lidar com o estresse de forma mais eficaz.

Embora algumas pessoas pareçam vir naturalmente com resiliência, esses comportamentos também podem ser aprendidos. Não importa se você está passando por um período difícil agora ou se deseja estar preparado para o próximo, aqui estão 10 técnicas nas quais você pode se concentrar para promover sua própria resiliência.

1. Encontre um sentido de propósito em sua vida

Depois que sua filha de 13 anos foi morta por um motorista bêbado recém-saído da prisão sob fiança por outro acidente bêbado, Candace Lightner fundou o Mother’s Against Drunk Driving (MADD), uma associação para ajudar pessoas que perdem seus filhos em acidentes de trânsito. Contrariada pela leve frase do motorista, Lightner decidiu concentrar sua energia na conscientização dos perigos da direção embriagada.

Em face de crises ou tragédias, encontrar um senso de propósito pode desempenhar um papel importante na sua recuperação. Isso pode significar envolver-se em sua comunidade, cultivar sua espiritualidade ou participar de atividades que sejam significativas para você.

2. Construa crenças positivas em suas habilidades

Sua auto-estima desempenha um papel importante no enfrentamento do estresse e na recuperação de eventos difíceis. Lembre-se de seus pontos fortes e realizações. Quando você ouvir comentários negativos em sua mente, pratique imediatamente substituí-los por comentários positivos, como “Eu posso fazer isso”, “Sou um ótimo amigo / mãe / parceiro” ou “Sou bom em meu trabalho”. Tornar-se mais confiante em suas próprias habilidades, incluindo sua capacidade de reagir e lidar com uma crise, é uma ótima maneira de construir resiliência para o futuro.

3. Desenvolva uma forte rede social

É importante ter pessoas em quem você possa confiar. As pessoas de apoio ao seu redor atuam como um fator de proteção em tempos de crise. Embora simplesmente falar sobre uma situação com um amigo ou ente querido não faça com que seus problemas desapareçam, isso permite que você compartilhe seus sentimentos, obtenha apoio, receba feedback positivo e encontre possíveis soluções para seus problemas.

4. Abrace a mudança

A flexibilidade é uma parte essencial da resiliência. Aprendendo a ser mais adaptável, você estará mais bem equipado para responder diante de uma crise de vida. Pessoas resilientes freqüentemente utilizam esses eventos como uma oportunidade para se ramificar em novas direções. Enquanto algumas pessoas podem ser esmagadas por mudanças abruptas, indivíduos altamente resilientes são capazes de se adaptar e prosperar.

5. Seja otimista

Permanecer otimista durante períodos escuros pode ser difícil, mas manter uma perspectiva esperançosa é uma parte importante da resiliência. Pensamento positivo não significa ignorar o problema, a fim de se concentrar em resultados positivos. Significa entender que contratempos são temporários e que você tem as habilidades e capacidades para combater os desafios que enfrenta. O que você está lidando pode ser difícil, mas é importante permanecer esperançoso e positivo sobre um futuro melhor.

6. Alimente-se bem

Quando você está estressado, pode ser muito fácil negligenciar suas próprias necessidades. Perder o apetite, ignorar os exercícios e não dormir o suficiente são reações comuns a uma situação de crise. Concentre-se em desenvolver suas habilidades de auto segurança, mesmo quando estiver com problemas. Arranje tempo para atividades que você goste. Ao cuidar de suas próprias necessidades, você pode aumentar sua saúde e resiliência e estar totalmente pronto para enfrentar os desafios da vida.

7. Desenvolva suas habilidades de solução de problemas

Pesquisas sugerem que pessoas que são capazes de encontrar soluções para um problema são mais capazes de lidar com problemas do que aqueles que não conseguem. Sempre que você encontrar um novo desafio, faça uma lista rápida de algumas maneiras possíveis de resolver o problema. Experimente estratégias diferentes e concentre-se no desenvolvimento de uma maneira lógica de trabalhar com problemas comuns. Ao praticar suas habilidades de resolução de problemas regularmente, você estará mais bem preparado para lidar quando surgir um sério desafio.

8. Estabeleça metas

Situações de crise são assustadoras. Elas podem até parecer intransponíveis. Pessoas resilientes são capazes de ver essas situações de maneira realista e, em seguida, estabelecem metas razoáveis ??para lidar com o problema. Quando você se sentir sobrecarregado por uma situação, dê um passo atrás para simplesmente avaliar o que está diante de você. Pense em soluções possíveis e, em seguida, divida-as em etapas gerenciáveis.

9. Tome medidas para resolver os problemas

Simplesmente esperar que um problema desapareça por si só prolonga a crise. Em vez disso, comece a resolver o problema imediatamente. Embora possa não haver nenhuma solução rápida ou simples, você pode tomar medidas para tornar sua situação melhor e menos estressante. Concentre-se no progresso que você fez até agora e planeje seus próximos passos, em vez de ficar desanimado com a quantidade de trabalho que ainda precisa ser realizada. Ser ativo no trabalho em soluções também ajudará você a se sentir mais no controle, ao invés de sentar e deixar a vida acontecer.

10. Continue trabalhando em suas habilidades

Resiliência pode levar tempo para construir, por isso não desanime se você ainda luta para lidar com eventos problemáticos. Todos podem aprender a ser resilientes e isso não envolve nenhum conjunto específico de comportamentos ou ações. A resiliência pode variar drasticamente de uma pessoa para outra. Concentre-se em praticar essas habilidades, bem como as características comuns das pessoas resilientes, mas também lembre-se de aproveitar os pontos fortes já existentes em si.

 

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *