negócios inovadores

4 passos para colocar em prática negócios inovadores

Inovação e liderança andam de mãos dadas. Sem inovação, uma organização ficará estagnada e, sem uma forte inovação de liderança, cederá. Como disse Steve Jobs, “A inovação distingue um líder de um seguidor”.

Há pelo menos quatro princípios sobrepostos de inovação que todo líder precisa saber para garantir seu sucesso contínuo e o de sua organização.

1. Inspiração

A inspiração para inventar é um problema frustrante ao mesmo tempo que é o único caminho possível. Começar com um ponto de dor é um ótimo lugar para entrar na busca por inovação.

Encontre um problema e comece a pensar em formas de resolvê-lo. No início, aceite todas as ideias que vierem a sua mente. Depois, filtre entre as mais possíveis e prováveis dentro das suas condições atuais.

2. Identificação

As vezes, a solução é simples, elegante e óbvia. Entretanto, isso só acontece se você estiver vigilante e condicionado a procurar uma solução para o seu problema. Se identificar com aquilo que você quer resolver é uma ótima forma de manter-se focado. Além disso, permite utilizar seu escopo de conhecimentos e habilidades para começar.

3. Execução

Embora você saiba o que quer e tinha um protótipo funcional, é preciso muito tempo e pesquisa para transformar a ideia em um negócio. As vezes será preciso passar horas pesquisando sobre marketing, distribuição de varejo, produção e montagem de contrato, pesquisa demográfica, design de embalagem e uma série de outras considerações para lançar um novo produto.

E tudo bem.Uma boa execução exige esforço, dedicação, paciência e resiliência para vencer os desafios que passarem pelo caminho.

4. Repetição

Todos os negócios passam por essa fórmula de inspiração, identificação e execução. A repetição consistente desse modelo é um dos principais impulsionadores do desenvolvimento como líder, empreendedor e inovador em sua carreira.

A inovação pode ocorrer em qualquer lugar ao longo desse contínuo. Para o seu bem e para a organização, é importante estar sempre atento a insights para não perder oportunidades e continuar alimentando esse processo para negócios inovadores.

 

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *