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5 estratégias de marketing para pequenos negócios crescerem

Você já reparou que existem dois tipos de empreendedores? Aqueles que dirigem empresas em rápido desenvolvimento e aqueles que simplesmente ficam presos. O que os torna diferentes? Basicamente isso se baseia em quão fortes e efetivas são suas estratégias de marketing.

Lamentavelmente, o marketing como um tópico inteiro é frequentemente visto como uma preocupação secundária. Os empreendedores se concentram em coisas separadas, como propaganda impressa, sites, páginas de destino, blogs, e-mails ou até mídias sociais que, tratadas individualmente, não terão o mesmo impacto que uma estratégia de marketing totalmente pensada e voltada para objetivos claros.

O que são estratégias de marketing?

Basicamente, estratégias de marketing contém as etapas que você deve seguir para alcançar as metas que você definiu para sua empresa. Uma estratégia de marketing completa e bem pensada é a chave para criar a conscientização da marca, tornar seus clientes potenciais ou investidores interessados, obter novas vendas e até mesmo tornar seus clientes atuais fiéis. Uma estratégia de marketing é uma diretriz para a cultura dentro do seu negócio, como seus produtos e serviços são oferecidos e os preços que você define.

O foco é uma das coisas mais importantes para você como empreendedor. Será uma das coisas que farão de você aquele empreendedor que administra um negócio em rápido crescimento e não aquele que está apenas tentando sobreviver. Estabeleça metas realistas, atenha-se a elas e concentre suas ações na construção delas.

A fim de moldar uma estratégia eficaz, você precisará ponderar muitos elementos. Aqui vamos falar sobre cinco elementos-chave que funcionam e fazem maravilhas para vários novos empreendedores. O mais importante é ser muito claro em cada elemento, a fim de concentrar seus esforços nesse sentido.

Seu cliente

Definir a quem você está apontando seus esforços deve ser o primeiro passo. É imperativo que você tenha uma definição clara de quem é seu público-alvo para que possa desenvolver suas táticas em torno dele. Pode até significar que você terá de “excluir” alguns tipos de clientes que poderiam comprar de você, mas que não são seus principais destinatários.

Definir claramente o seu tipo de cliente não é algo que acontecerá da noite para o dia. Você e sua equipe terão que se sentar e discutir os prós, os contras e tudo relacionado até que você chegue a uma decisão com a qual esteja satisfeito. Pode dar trabalho, mas seu marketing não será eficaz sem ter clareza sobre esse tópico.

Estreitar seu mercado-alvo e descobrir quem é seu público-alvo permitirá que você compreenda a quem está vendendo seus produtos e serviços, permitirá que seus clientes se sintam apreciados depois de concentrar seus esforços neles e seu objetivo final de aumentar as vendas será alcançado.

Apenas tenha em mente que quanto mais concentrado você estiver em um conjunto específico de clientes, mais você saberá sobre eles, e quanto mais adequadas forem suas estratégias, o retorno desses esforços será melhor.

Seu negócio

Se você começou um negócio, é porque você tem uma compreensão clara de quem você é, ou pelo menos quem e onde você quer estar. Tente descrever seu negócio em um assunto conciso. Assim como o “Café de alta qualidade” da Starbucks, descrições simples que fornecem mensagens não confusas são melhores para sua empresa, especialmente se você estiver apenas começando.

Chegar com uma descrição complicada para o seu negócio pode parecer interessante, em teoria. No entanto, o que realmente faz é enviar uma mensagem confusa para todos que estão tentando descobrir você. As pessoas não sabem exatamente o que você faz e, por sua vez, isso fará com que sua tática de marketing não seja bem-sucedida.

Seu diferenciador

Mais uma vez, ser simples trará um bom impacto para seus clientes. Se o seu produto é novo, nunca visto antes, ótimo! Mas as chances são de que seu produto ou serviço seja algo que já tenha sido inventado. Mas não tenha medo, esta é uma oportunidade. A inovação é a chave para qualquer negócio, escolha as principais características (2 ou 3 no máximo) que o tornam diferente.

Lembre-se de que para manter o interesse de seus clientes e ser lembrado você não deve sufocar seus clientes com informações detalhadas. Em vez disso, concentre-se em seus principais recursos, aqueles que seu cliente-alvo provou querer, de verdade. Vencer no mercado, em palavras simples, é destacar os benefícios que você está fornecendo aos seus clientes com o seu produto ou serviço.

Sua competição

Todos os passos que mencionamos dizem respeito uns aos outros, e isso não é exceção. É extremamente importante que você entenda quem é sua concorrência e até o público-alvo que você descreveu inicialmente. Dessa forma, você saberá quem compete com você e poderá direcionar suas estratégias de marketing para expandir seus negócios.

Tente reduzir os seus principais concorrentes para um ou dois e, em seguida, desenvolva as suas estratégias, a sua diferenciação em torno disso. Não tente acumular todo o mercado, seja específico.

Você

Por que um cliente deve escolher você? Por que seu serviço ou seu produto é melhor que o resto? Você definiu seu cliente perfeito, sua empresa, sua concorrência e agora você deve se definir. Qual é a coisa que vai separar você do resto e atrair esses valiosos clientes?Este será o núcleo de todas as suas estratégias, então será bom se você pensar bem.

Sua estratégia de marketing

Ter elementos claros em torno de seu negócio e sua estratégia permitirá que você faça as escolhas certas quando se trata de construir e comercializar o seu negócio. Não faz sentido contratar gerentes de comunidade sofisticados, criar um novo site brilhante ou criar grandes estratégias de e-mail se sua estratégia de marketing fundamental não tiver foco. Ser claro sobre o que você é e para onde está indo abrirá o caminho para o sucesso.

A chave principal para o crescimento? Disciplina e paciência. Isso não vai acontecer em um ou dois dias. Mas com análise detalhada, concentração e trabalho árduo, você será o empreendedor que cresce, não apenas sobrevive.

 

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