publico-alvo

Como identificar o público-alvo do seu negócio

Encontrar os clientes certos para o seu negócio é crucial para o seu sucesso. Quando você se concentra nas pessoas mais necessitadas ou interessadas em seu produto ou serviço, há um benefício mútuo: você aloca seus recursos para os esforços certos e seus clientes gastam seu dinheiro naquilo que eles realmente precisam.

É importante identificar o seu público-alvo, para que você possa maximizar a eficácia do seu marketing. Vamos abordar a definição de um público-alvo e fornecer algumas diretrizes para identificar e entender o seu.

O que é um público-alvo?

Um público-alvo é um grupo específico de consumidores que será o mais receptivo a seus produtos, serviços e promoções. A especificidade do grupo é baseada em fatores como idade, localização, renda e muito mais. Por exemplo, se você é fisioterapeuta, seu público-alvo pode ser atletas que estão se recuperando de lesões, idosos procurando manter a mobilidade ou homens de meia-idade e mulheres com dor nas costas.

Nicho de mercado x público-alvo

Nichos são grupos menores e mais específicos dentro de um público-alvo. Embora todas as empresas devam ter um público-alvo, nem todas as empresas precisam ter um nicho de mercado. Algumas empresas encontram o seu nicho de mercado buscando ativamente uma saída, outras tropeçam naturalmente nele. Alguns nichos de mercado são tão lucrativos que se tornam um público-alvo de negócios. Outros simplesmente continuam a ser o grupo no qual uma empresa se especializa e, ao mesmo tempo, atende a um público-alvo maior.

Por que definir um público-alvo é importante?

É importante ter um público-alvo porque o idioma, os canais e as informações que você usa para se comunicar e atrair um grupo demográfico podem não ser tão eficazes com outro. Além disso, é melhor atender a todas as necessidades de um grupo específico do que atender apenas algumas das necessidades de muitos grupos diferentes. Ter um público-alvo lhe dá direcionamento em seu marketing, facilita na consistência de suas mensagens e permite que você aprofunde sua conexão com seus clientes.

Como definir seu público-alvo

Definir seu público-alvo permite que você comercialize com eficiência para as pessoas que você sabe que pode impactar. Aqui estão três etapas a seguir que ajudarão você a definir seu público-alvo.

Identifique problemas e necessidades

O primeiro passo para definir o seu público-alvo é colocar-se no lugar dos seus clientes. Identifique quais problemas e necessidades eles têm para os quais sua empresa é a solução. Pense em necessidades específicas. Eles precisam de serviço rápido ou suporte ao cliente 24 horas? Eles têm filhos e precisam de acomodações especiais? Quais atividades diárias eles realizam que você poderá facilitar?

Perfil dos seus clientes atuais

Para definir seu público-alvo, dê uma olhada nos seus clientes atuais. O que eles têm em comum? Os clientes fiéis e repetitivos podem fornecer uma boa visão dos tipos de pessoas que você deve segmentar. Olhe para semelhanças amplas e estreitas. Se a sua base de clientes for muito diversificada, talvez seja necessário dar à sua empresa mais tempo para o desenvolvimento de padrões. Ou você pode segmentar sua base de clientes em alguns tipos diferentes de clientes e fazer algumas experiências para ver se consegue reunir alguma informação.

Observe sua competição

Outra maneira de definir seu público-alvo é observar seus concorrentes. Navegue pelo site de negócios, feeds de mídias sociais e identifique seus produtos ou serviços mais vendidos. Descubra o que eles estão segmentando e veja se esse grupo demográfico se adequa ao seu negócio. Se isso acontecer, você poderá aprender uma coisa ou duas sobre o seu público-alvo. Se não, você pode aprender como distinguir ainda mais a sua empresa da deles.

Entendendo seu público-alvo

Identificar seu público-alvo não é o mesmo que entendê-lo. Afinal, ser um especialista em seu campo não significa exatamente ser um especialista no seu público-alvo. É importante aprender o máximo possível sobre seu público-alvo – seu estilo de vida, hábitos, preferências, necessidades, desgostos, preferências e muito mais – e constantemente atualizar essas informações para que você possa oferecer um serviço superior.

A melhor maneira de entender o seu público-alvo é mergulhar nele. Participe de eventos onde você pode conversar e interagir com eles. Use as mídias sociais para interagir com seus clientes e seguidores, familiarize-se com o jargão deles e entenda o que é importante para eles. Você pode aprender muito sobre os membros do seu público-alvo não apenas em como eles interagem com o seu negócio, mas também em como eles interagem uns com os outros e com outras empresas.

 

You May Also Like

NOVEMBRO LARANJA

renda extra

Celcoin no Radar Renda Extra

como ganhar uma renda extra

Como ganhar uma renda extra para aproveitar as férias?

design thinking

Design thinking: o que essa metodologia pode fazer por seu negócio?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *