Como reduzir custos operacionais na sua empresa - REDE CELCOIN
como reduzir custos operacionais

Como reduzir custos operacionais na sua empresa

Muitas pequenas empresas trabalham com margens apertadas. Como resultado, os proprietários de pequenas empresas estão sempre procurando maneiras de como reduzir custos operacionais sem sacrificar a qualidade de suas ofertas ou dificultar a vida de seus funcionários.

Então, quais são as melhores maneiras de reduzir os custos operacionais? Abaixo estão oito idéias que podem ajudá-lo nisso e permitir que você gere mais receita e reduza a sobrecarga.

1. Reduza os custos operacionais adotando a tecnologia

Existem dezenas de sistemas on-line e programas de software que automatizam várias funções de pequenas empresas. Contabilidade, hospedagem de sites, comunicações de marketing, folha de pagamento e muito mais se beneficiam de programas e serviços que facilitam o gerenciamento das facetas dos negócios.

Para escolher o programa ou serviço certo para você, faça as seguintes perguntas:

  • O que eu sei fazer muito bem?
  • O que eu me vejo gastando uma quantidade excessiva de tempo a cada semana?
  • Se eu pudesse tirar uma das tarefas mais demoradas da minha rotina, qual seria?

Suas respostas a estas perguntas lhe darão uma indicação clara da tarefa ou área de assunto para a qual você deve confiar a automatização.

2. Reduza custos com terceirização

Em vez de confiar na tecnologia, pode ser prudente transferir a responsabilidade de certas práticas comerciais para outra empresa ou consultor. Uma área que parece se beneficiar mais da terceirização é a publicidade e o marketing. Para muitos empreendedores, isso é um ponto doloroso. Eles acham que a quantidade de tempo que gastam em propaganda e marketing correlaciona-se com o retorno do investimento.

Embora possa parecer que contratar um fornecedor externo resulte em gastar mais dinheiro, a verdade é que, a longo prazo, delegar certas tarefas a especialistas no assunto economizará seu dinheiro e deverá gerar resultados ainda melhores.

3. Trabalhe remoto para reduzir custos

O aluguel de escritórios, o pagamento de serviços e o gerenciamento de um escritório físico podem prejudicar seus recursos financeiros. Se isso fizer sentido, permita que seus funcionários – e você mesmo – se comuniquem à distância.

Com a quantidade de conectividade disponível hoje, a diferença entre um funcionário sentado em um escritório e sentado em casa é quase indiscernível. Os funcionários normalmente também acharão isso vantajoso, já que poderão reduzir seus próprios tempos e despesas com transporte.

4. Pague faturas antecipadamente ou no prazo

Muitos fornecedores oferecerão um desconto se você pagar sua fatura antecipadamente. Mesmo uma economia de dois ou três por cento pode realmente salvar. No mínimo, certifique-se de pagar suas faturas a tempo a fim de evitar multas por atraso ou outras penalidades.

5. Identifique as ineficiências para diminuir os custos

Você deve sempre procurar maneiras de tornar seu negócio mais eficiente. Apertando seus processos e procedimentos, você pode reduzir o desperdício (materiais e tempo) e, portanto, diminuir os custos.

Capacite seus funcionários a procurar ineficiências e identificar maneiras de economizar tempo e dinheiro. Se e quando os funcionários apresentarem ideias para você, não se esqueça de prestar atenção. Você não quer desperdiçar dinheiro porque não estava disposto a ouvir.

6. Cancele serviços não utilizados

Isso pode parecer óbvio, mas é fácil que serviços não utilizados continuem a ser deduzidos de contas bancárias ou debitados em cartões de crédito se você os deixa em pagamento automático. Dê uma olhada em todas as suas despesas nos últimos seis meses. Se você não usou um serviço em 90 dias, cancele-o.

Também pode ser hora de reavaliar os serviços que você usa, então procure uma alternativa mais barata ou use a ocasião para renegociar seus contratos existentes.

7. Torne-se sustentável

Se você tiver um espaço de escritório, considere torná-lo o mais verde possível para reduzir o uso de energia. Substitua as lâmpadas normais por lâmpadas fluorescentes compactas, procure reduzir os custos de aquecimento e arrefecimento, melhorando o seu isolamento e janelas, e reduza a quantidade de resíduos físicos.

Reduzir os custos operacionais para a sua pequena empresa não é impossível, mas, dependendo de quão confortável você está trabalhando com um orçamento enxuto, pode levar algum tempo para se acostumar. Não tenha medo de gastar dinheiro com os serviços e as pessoas de que você realmente precisa, mas reserve um ou dois minutos extras para considerar o custo a longo prazo dos serviços em andamento ou a tecnologia cara.

8. Agregue serviços extras sem custo

Para aumentar a sua abrangência, fidelizar mais cliente e oferecer novidades, procure por serviços que aumentam sua renda sem burocracia e sem taxas. Você pode oferecer recargas de celular, do Google Play, de TV pré-pago, pagamentos de contas e muito mais com serviços como o aplicativo Celcoin. Vem dar uma conferida!

 

Veja também

O que fazer quando você quer empreender, mas não sabe por onde começar

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Código de Defesa do Consumidor e Agente Rede Celcoin: conhecendo seus direitos e deveres

Descubra como vencer os principais desafios do empreendedorismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *