contabilidade empresarial

Contabilidade empresarial: porque você precisa de um profissional contábil

Contabilidade empresarial tem estado em torno dos negócios desde quando os seres humanos se envolveram no comércio. Isso faz sentido porque, se queremos fazer negócios uns com os outros de qualquer maneira organizada, precisamos de um sistema para acompanhar todas essas trocas. E é aí que entra a contabilidade.

A contabilidade de dupla entrada emergiu na Europa medieval e tem sido usada por empresas grandes e pequenas desde então. Felizmente, hoje temos softwares práticos de contabilidade para nos ajudar a gerenciar nossos registros financeiros e não precisar mais depender de livros de registro e planilhas preenchidos manualmente. Entretanto, ainda é necessário ter um profissional responsável por acompanhar tudo isso.

Categorias de contabilidade empresarial

Existem duas categorias básicas de contabilidade: contabilidade financeira e contabilidade gerencial. A contabilidade financeira lida com informações tornadas públicas para acionistas, clientes, credores e órgãos reguladores. A contabilidade gerencial lida com informações que não são compartilhadas com o público, como salários, lucros e o custo das mercadorias produzidas.

O objetivo da contabilidade gerencial é ajudar os gerentes e supervisores da empresa a tomar decisões financeiras, enquanto o objetivo da contabilidade financeira é fornecer informações financeiras importantes sobre a sua empresa para aqueles que estão fora do negócio. Para a maioria dos pequenos empresários, “contabilidade” é a contabilidade gerencial.

O que a contabilidade permite que você faça?

Contabilidade é essencial se você quiser ser capaz de crescer o seu negócio de uma forma que possa ser medida e prevista. Ter um sistema de rastreamento dos ativos, passivos e receitas de sua empresa permite que você tome decisões de negócios inteligentes e informadas com base no desempenho anterior e na integridade financeira de sua empresa. Com um sistema de contabilidade claro e organizado, você pode não apenas analisar os dados financeiros de sua empresa, mas também ajudá-lo a crescer e lucrar.

Contabilidade também ajuda a satisfazer seus clientes. Saber onde sua empresa está financeiramente em termos de receita e despesas o ajudará a entender melhor o que você precisa fazer no futuro para manter esse nível de satisfação do cliente e expandir seus negócios.

Precisa de mais provas? Contabilidade também ajuda você a rastrear quem lhe deve o quê, o que você deve a quem, gerenciar registros de folha de pagamento, rastrear empréstimos e pagamentos de juros, atrair potenciais investidores, manter um orçamento e talvez o mais importante, configurar os dados financeiros necessários chega a hora de arquivar e pagar os impostos da sua empresa.

Quem lida com a contabilidade da sua empresa?

Isso realmente depende do tamanho do seu negócio e da rapidez com que você espera crescer. Enquanto uma empresa pública normalmente nomeia um Diretor Financeiro (CFO) para lidar com as finanças da empresa, uma empresa menor pode achar útil contratar um contador externo em regime de meio período para ajudar no faturamento e manter as contas atualizadas.

A contabilidade da sua empresa também pode ser gerenciada por um contador interno ou pela equipe de RH. E para aqueles que estão apenas começando, os donos geralmente são os responsáveis ??pela contabilidade. É importante que os empresários tenham uma boa noção das finanças do negócio, especialmente nos primeiros dias. Se você manuseia a sua própria contabilidade, um bom software vai facilitar muito seu trabalho.

A importância da contabilidade

Embora a contabilidade permita que você faça todas essas grandes coisas, ela também é extremamente valiosa em um sentido defensivo. Quando a contabilidade é feita adequadamente, a exposição a riscos como fraudes é significativamente minimizada. E se o governo alguma vez conduzir uma auditoria em sua empresa, seu histórico contábil será seu melhor amigo. A contabilidade é a consciência quantificável do mundo dos negócios, por isso nunca a deixe esquecida.

 

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *