gestão de compras

5 formas de realizar a gestão de compras em sua loja

As empresas implementam estratégias de gestão de compras para tomar decisões de compra econômicas a partir de um grupo de fornecedores eficientes que entregarão produtos de qualidade no prazo e em termos mutuamente acordados.

Essas estratégias de compra podem incluir opções como a economia na compra por meio de compras centralizadas, que concentram todas as atividades de compras em um local principal.

Outras empresas podem decidir empreender uma estratégia de aquisição de fonte única, que envolve a obtenção de excelente serviço dedicado de um único fornecedor. Essas estratégias são predominantes no fornecimento de TI ou compras indiretas, como suprimentos de escritório e limpeza.

Existem ainda empresas que usam uma estratégia de aquisição usando um ciclo de compras básico. Nelas, os pedidos são feitos de um grupo de fornecedores regulares e usam terceirização de compras para volumes maiores. Outros ainda, particularmente quando estão procurando mão-de-obra para projetos de curto prazo, usarão leilões de aquisição para obter os melhores níveis de preços.

Independentemente do tamanho da empresa, há um grupo principal de estratégias de gestão de compras que a maioria das empresas implementa. Você vê essas estratégias a seguir:

Otimização de fornecedores

A empresa escolhe um mix ideal de fornecedores que podem oferecer os melhores preços e condições. Esse processo geralmente significa que os fornecedores menos capazes, que não podem fornecer um serviço de qualidade nos termos e preços necessários, são descartados. Esta é de longe a mais comum das várias estratégias de gestão de compra.

Métodos de qualidade total

Os métodos de qualidade total exigem que os fornecedores entreguem um serviço de qualidade cada vez maior, com zero erros. O fornecedor garante as melhores práticas de compra usando várias ferramentas e softwares que facilitam o planejamento e a entrega.

Gerenciamento de riscos

À medida que mais empresas obtêm seus suprimentos, elas ficam mais preocupadas com o gerenciamento de riscos dessa cadeia de suprimentos. Embora alguns locais possam fornecer produtos a preços muito vantajosos, essas vantagens podem ser logo diminuídas de acordo com os riscos de compra de determinado fornecedor. Por isso é fundamental ter uma gestão desses riscos e colocados na conta.

Desenvolvimento de fornecedores

Algumas empresas acreditam que estão trabalhando de mãos dadas com seus fornecedores. Portanto, ela gastam algum tempo no desenvolvimento de processos que auxiliam esses fornecedores. Também pode haver a situação em que uma empresa depende de apenas um fornecedor para seus produtos. Se este fornecedor não conseguir realizar os padrões exigidos, o comprador poderá ajudar o fornecedor a melhorar seu serviço ou implementar processos para melhorar seu ciclo de suprimento.

Compra verde

Essa é uma das estratégias de compra cada vez mais comum. Ela defende a necessidade de reciclar e comprar produtos que tenham menor impacto negativo no meio ambiente. Esse tipo de estratégia pode trazer mais consumidores para o seu negócio de acordo com o público com que você trabalha, além de, algumas vezes, reduzir custos de operação.

Sua empresa deve escolher estratégias de gestão de compras que promovam as melhores práticas de aquisição, minimizando custos, maximizando a qualidade e garantindo que bons produtos sejam entregues no prazo.

 

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