equipe de alta performance

3 exercícios para construir uma equipe de alta performance

É comum na  nossa organização social as pessoas começarem a aprender umas sobre as outras e a construir relacionamentos profundos e autênticos. Esses relacionamentos ajudam o grupo a enfrentar desafios juntos e formam uma equipe de alta performance. Isso está começando a acontecer em mais e mais organizações, de escolas a empresas.

Vamos começar com a premissa de que construiremos equipes mais fortes quando construirmos relacionamentos mais fortes com as pessoas. A partir daí, podemos aplicar várias técnicas para construir conexões mais fortes entre pessoas em trabalhos e ambientes mais tradicionais.

Às vezes isso é feito de maneiras que podem parecer “delicadas” ou exageradas para pessoas que fazem parte de organizações mais tradicionais. Mas, depois de quebrar a barreira, o trabalho vai se aperfeiçoando muito mais. Aqui estão três exercícios que eficazes para começar esse movimento.

1. Linhas de vida

Divida as pessoas em pequenos grupos e peça a todos que descrevam de três a cinco momentos-chave ou eventos em suas vidas que influenciaram quem eles são hoje. É uma maneira incrível de quebrar as barreiras entre as pessoas e obter uma compreensão mais profunda uma da outra.

Essas conversas são mantidas estritamente confidenciais entre os membros do grupo e, como resultado, constroem uma enorme confiança. Você pode ouvir histórias sobre como lidar com o racismo e a morte de entes queridos, lembranças sobre mentores inspiradores, oportunidades de trabalho incomuns e muito mais. É uma ótima maneira de aprofundar os relacionamentos entre sua equipe.

2. Contação de histórias

Com base no exercício da linha de vida, incentive as pessoas a contar uma história significativa sobre sua vida na frente do grupo. A história já pode ter sido ensaiada antes se for facilitar para cada pessoa.

As histórias que você irá ouvir pode fazer rir, soluçar,  apreciar a coragem das pessoas dispostas a compartilhar muito de si mesmas. E a disposição delas para serem expostos vai ajudar todos a se abrirem uns com os outros.

3. Apreciações

Uma das técnicas mais eficazes para construir a confiança dentro de um grupo é a apreciação. No final de um projeto ou de uma reunião fora do local de trabalho, peça a sua equipe que compartilhe coisas que eles apreciam um pelo outro. Dê a cada pessoa alguns minutos para ser apreciado.

O resto do grupo pode falar sobre os motivos pelos quais eles apreciam essa pessoa, idealmente usando exemplos específicos. É desagradável ser apreciado publicamente pelas pessoas. Não é algo com o qual a maioria de nós tenha experimentado ou esteja confortável. Mas também é extremamente comovente. Nós raramente tomamos o tempo para contar aos outros em nossas vidas por que os apreciamos e admiramos. Por isso, quando o fazemos, é inesperadamente poderoso.

Esses tipos de atividades constroem relacionamentos mais profundos e significativos entre os colegas de trabalho, ajudando-os a trabalhar juntos de maneira mais eficaz. Isso ajuda na resolução de conflitos em particular, pois quanto mais forte for o relacionamento básico entre duas pessoas, mais facilmente esses conflitos serão resolvidos ou evitados. E saber mais sobre os colegas ajuda as pessoas a assumirem o melhor.

Se você puder conhecer alguém primeiro, fica muito mais fácil ver essa pessoa como um ser em busca de felicidade, assim como você. Se pudéssemos fazer com que engenheiros e contadores apreciassem essas atividades, todo ambiente e toda equipe seria mais eficaz.

Ferramentas que constroem uma compreensão mais profunda entre as pessoas agregam valor a equipes de qualquer tipo, de universidades a empresas tradicionais e equipes esportivas. Afinal, somos todos apenas humanos.

 

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *