5 sinais de que não existe idade para começar a empreender

Apesar de o empreendedorismo ter conquistado o interesse dos brasileiros, a idade continua sendo um fator que impede muita gente de começar a empreender. Isto porque muitos jovens não acham que estão prontos para iniciar um negócio e pessoas maduras se perguntam constantemente se ainda podem inovar. Mas o desejo de ter um negócio próprio pode aparecer de uma hora para outra em qualquer pessoa. E o que vale é a vontade de agir, independente de idade. Para começar a empreender, basta você:

– Ter iniciativa: tomar a frente quando for criar algo novo ou mudar o negócio já existente;

– Ter paixão pelo que faz: escolher um caminho que te leve à felicidade;

– Ser criativo: saber utilizar os recursos disponíveis com criatividade, ou seja, “fazer mais com menos”;

– Aceitar os riscos: saber que começar a empreender exige assumir riscos e que podem acontecer fracassos pelo caminho.

Ainda tem dúvida se você está no caminho certo? Então confira 5 sinais de que você pode começar a empreender – e ser ótimo nisso – independente da sua idade!

Você está em busca de dinheiro

Um dos principais motivos que leva alguém a começar a empreender é a busca por mais dinheiro. Isto porque abrir uma empresa é uma forma de ter um lucro próprio, além de possibilitar a independência financeira ou simplesmente o aumento da renda. Uma mente empreendedora pode ver o novo negócio como um instrumento para alcançar a renda desejada e, assim, investir no próprio sonho enquanto vai em busca de dinheiro.

Você tem o desejo de transformar a realidade

Apesar de a motivação financeira ser o que mais leva alguém a começar a empreender, também é muito forte e presente em muitos empreendedores o desejo de transformar a realidade e influenciar positivamente as pessoas. Exemplo disso são os diversos empreendimentos que surgem o tempo todo trazendo soluções inovadoras para problemas comuns do dia-a-dia! Com este pensamento, além de ser visto como um instrumento para ganhar dinheiro, o novo negócio se transforma em uma solução para causar impacto. Se este é um dos seus desejos, então você está no caminho certo!

Você tem vontade de realizar um sonho

Começar a empreender e ter um negócio próprio é o sonho de muita gente. Isso porque o novo empreendimento pode estar relacionado à realização pessoal e à vontade de ser feliz! Uma nova empresa pode surgir de alguém que tem vontade de ser chefe de si mesmo, ou ter um reconhecimento profissional maior, ou mesmo fazer aquilo que realmente gosta. Por isso, se você sente que começar a empreender vai te realizar e fazer feliz, vá em frente!

Você não quer parar com a aposentadoria

Antigamente, a aposentadoria era quase que sinônimo do fim da vida profissional de uma pessoa. Mas os tempos mudaram e os aposentados também e ter a aposentadoria assinada não significa parar de trabalhar. Empreendedores que já estão aposentados agregam características muito importantes ao novo negócio, como experiência, disposição e credibilidade. Assim, se você já está aposentado, tem tempo livre e desejo de empreender, saiba que nunca é tarde para começar.

Você quer mudar de vida

O fator primordial que vai mover qualquer empreendedor é a vontade de mudar de vida: sair daquele emprego chato, ter mais dinheiro para realizar planos, subir na carreira, trabalhar com aquilo que ama de verdade… Por isso, seja por uma questão financeira, o desejo de transformação, a realização de um sonho ou a vontade de não ficar parado, o desejo de sair do lugar e conquistar o novo serão sempre motivos fortes para levar alguém a começar a empreender.  

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *