7 técnicas para você encantar e conquistar o cliente

Ter vários clientes pela loja é ótimo e pode ser um indicativo de que seu empreendimento está no caminho certo. Mas, além de ter um público grande, é preciso ter um público fiel. Clientes fiéis, além de consumirem seus produtos e serviços com frequência, irão também divulgar espontaneamente o seu trabalho, indicar a sua empresa e trazer mais clientes! Por isso, preparamos 7 técnicas para você aplicar no seu negócio para encantar e conquistar o cliente.

Saiba tudo sobre o cliente

O primeiro passo para conquistar o cliente é descobrir o que ele quer de verdade. Assim, é importante para qualquer empreendedor utilizar todas as ferramentas possíveis para entender o seu público. É preciso saber observar o cliente, conhecer seus hábitos e ritmos de consumo, entender qual seu nível de satisfação com seus produtos ou serviços… Ou seja, para conquistar o cliente é preciso ter o máximo de informação sobre ele.

Mostre que você o conhece bem

Outro ponto que faz toda a diferença quando o assunto é conquistar o cliente é mostrar que você o conhece bem! Por isso, depois de entender melhor o público, o empreendedor deve aplicar este conhecimento no dia-a-dia, como indicando algo que o cliente possa gostar ou implantando alguma sugestão dele, por exemplo. Estas atitudes mostram que você se importa e quer ajudar o seu cliente com o que ele precisar.   

Faça o cliente se sentir à vontade

Para que o cliente se encante por você e seu empreendimento, é muito importante que você faça ele se sentir à vontade. E por isso é muito importante criar uma conexão pessoal com ele. Então, valorize as pequenas informações, converse com o cliente sobre assuntos que vocês tenham em comum ou que você sabe que ele gosta. Isso vai fazer seu cliente se identificar com você!

Prove que você é confiável

Conhecer e se conectar com o cliente é importantíssimo, porém não é garantia de negócio fechado! Para vender seus produtos ou serviços, o empreendedor deve mostrar que merece a confiança do público. Portanto, é importante mostrar para o cliente porque a sua empresa é a melhor opção de escolha, quais foram os cases de sucesso e como a sua empresa impactou de forma positiva a vida do cliente, por exemplo. 

No início, atenda às necessidades do cliente

Encantar e conquistar o cliente são processos graduais e que levam tempo, por isso, é preciso agir com calma! É importante entender, conhecer e fazer o cliente se sentir à vontade com você, mas é preciso tomar cuidado para não o espantar! Dê o tempo necessário para cada ação e, quando achar que o atendeu o suficiente, dê o próximo passo. 

Surpreenda-o

A chave para encantar e conquistar o cliente é superar suas expectativas! Por isso, depois de entender, conhecer e ganhar a confiança do público, é importante entregar algo a mais. Desta forma, o cliente, primeiro, vai ficar satisfeito com o atendimento e, segundo, vai ter uma surpresa positiva e inesquecível no final, o deixando encantado. Neste momento, é como se fosse criado um clímax que o cliente dificilmente irá esquecer.

Não deixe esta experiência acabar

Para que o cliente continue fiel à sua empresa, ele não pode ser surpreendido apenas uma vez. Por isso, é importante que o empreendedor mantenha o relacionamento positivo com o público. E isso pode ser feito com a inovação constante, o lançamento de novos produtos ou serviços, a criatividade… Para encantar e conquistar o cliente e mantê-lo fiel à sua empresa, o empreendedor precisa continuar conhecendo suas características e satisfazendo suas necessidades, mas mostrar também que pode surpreender a qualquer momento.

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