Procrastinação: 9 estratégias para você parar de adiar tarefas

A procrastinação é a palavra que resume aquele velho hábito de deixar tudo para a última hora e adiar ao máximo a execução de uma tarefa. Mas este costume, que é um grande inimigo para quem tem objetivos e quer atingir resultados, pode ser mudado. Para saber como, confira 9 estratégias que te ajudarão a parar de adiar suas tarefas:

1. Planeje o seu dia

Um passo importante para evitar a procrastinação é planejar o seu dia. Quando você coloca no papel ou em uma tabela as atividades que você precisa cumprir, fica mais fácil visualizar seus compromissos. Além disso, com o planejamento você terá um lembrete diário do que não pode deixar de fazer e terá mais facilidade para cumprir com as obrigações.

2. Divida a tarefa em itens menores

Uma excelente estratégia para deixar a procrastinação é dividir uma tarefa em itens menores e mais fáceis de fazer. Se você dividir um trabalho em blocos, perceberá que o trabalho nem era tão pesado assim e poderá concluir cada etapa com foco e tranquilidade até que, no fim, a tarefa completa esteja concluída!

3. Faça pequenas pausas

Como o seu trabalho será dividido em partes, você pode fazer pequenas pausas entre cada item da tarefa. Isso porque concentrar-se em uma tarefa por muito tempo pode te deixar cansado e improdutivo, mas quando você faz pausas pode recarregar as energias e trabalhar melhor. Para isso você pode dar uma volta ou comer alguma coisa, por exemplo.

4. Mude de ambiente

A rotina também pode gerar a procrastinação. E uma estratégia para fugir desse hábito é mudar de ambiente. Se você consuma fazer um trabalho em casa, que tal mudar para o seu ambiente de trabalho, se isso for possível? Ou mude alguns itens no seu espaço de trabalho para ter mais motivação e não ficar sem vontade de trabalhar.

5. Elimine o que te distrai

Além de mudar de ambiente, uma dica para evitar a procrastinação é eliminar o que te distrai, porque distraído você perde foco e atrasa suas obrigações. Por isso, deixe de lado as redes sociais, o celular ou aquele bate papo com um amigo quando precisar de foco para trabalhar!

6. Volte ao passado

Para que a procrastinação não vire costume, uma dica é voltar ao passado e lembrar de situações semelhantes onde você teve sucesso. Lembrar de tarefas complicadas e desafios que você conseguiu realizar é um excelente motivador! Se você conseguiu uma vez, com certeza conseguirá de novo.

7. Tenha uma recompensa

Se estabelecer um objetivo e conseguir atingir um resultado não são motivações suficientes para você evitar a procrastinação, estabeleça então uma recompensa. Dar um prêmio a si mesmo ao concluir a tarefa será um incentivo para você deixar de procrastinar e finalizar o trabalho.

8. Foque na sensação que terá ao concluir a tarefa

Enquanto a gente deixa uma tarefa para depois, ficamos com sensações negativas, como incompetência ou falta de responsabilidade, por exemplo. Mas tudo isso passa quando concluímos o trabalho! Por isso, para vencer a procrastinação, foque nas sensações boas que você terá quando terminar suas tarefas.

9. Pense no futuro

Quanto você sentir aquela vontade de adiar as coisas e deixar as tarefas para depois, pense no futuro e em como será difícil fazer o trabalho de forma corrida e sem tempo. Lembre-se que a procrastinação é um hábito que pode atrapalhar seu negócio e impedir que você alcance certos resultados. Este hábito pode atrapalhar todo o seu planejamento e o quanto antes você terminar o que se propôs a fazer, mais cedo você terá aquela sensação boa de dever cumprido e poderá focar em outros afazeres.

Veja também

Como ganhar dinheiro com pagamento de contas

Vantagens em ser credenciado na Rede Celcoin

Como ganhar dinheiro com recarga de jogos

Como carregar seu saldo da Rede Celcoin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *