8 dicas sobre linguagem corporal para você transmitir confiança - REDE CELCOIN

8 dicas sobre linguagem corporal para você transmitir confiança

Você sabia que existem algumas técnicas de linguagem corporal que te ajudam a parecer mais confiante? Essas técnicas são pequenas maneiras de agir ou falar que te ajudam a transmitir confiança na hora de conversar cm alguém. Aplicar isso no dia a dia pode ajudar muito quem exerce um papel de liderança e precisa conversar com colaboradores e clientes com segurança. Confira as dicas a seguir.

Mantenha o contato visual

O contato visual é a melhor forma de transmitir confiança. Afinal, alguém que consegue sustentar um olhar não sente medo, vergonha ou inferioridade em comparação com quem está conversando. Por isso, não fique olhando para baixo ou olhe para longe enquanto conversa. Mantenha um contato visual natural alternando entre os olhos e a boca da pessoa com quem você está falando.

Projete a sua voz

Outra dica que você pode aplicar no dia a dia para transmitir confiança é aprender a projetar a sua voz. Isso não significa gritar, mas sim falar com um volume um pouquinho mais alto que o comum. Com essa atitude, as pessoas que conversarem com você sentirão que você acredita no que diz. Assim, elas te enxergam como alguém seguro em quem podem acreditar.

Diminua o tom no fim das frases

Até mesmo a maneira como você fala pode transmitir confiança ou insegurança para as pessoas. Um exemplo disso é o fim das frases. Quando terminamos as sentenças com um som agudo, parece que a frase está incompleta e não foi finalizada. Mas quando falamos com um tom mais grave, ou seja, baixo, demonstramos mais assertividade no que dizemos.

Fale devagar

Todos nós temos vícios de linguagem ou corremos o risco de falar alguma palavra da forma errada e não percebermos. Para que isso não aconteça e você possa transmitir confiança, uma dica é falar devagar. Mesmo que você fale com um ritmo mais lento que as outras pessoas, isso ainda soará normal e você passa a imagem de que está tranquilo e confiante.

Deixe as mãos visíveis

Você sabia que até as nossas mãos podem significar alguma coisa enquanto falamos? Por exemplo: manter as mãos escondidas passa a ideia de incerteza e nervosismo, enquanto mostrar as mãos indica honestidade. Por isso, quando estiver conversando com alguém e precisar transmitir confiança, deixe as mãos à mostra e com as palmas voltadas para cima. Assim a pessoa acreditará em você.

Dê um aperto de mão seguro

O aperto de mão é uma ótima maneira de você transmitir confiança e perceber se está conversando com alguém confiante também. Isso porque um aperto de mão solto ou leve pode indicar insegurança, medo e inferioridade. Enquanto um aperto de mão seguro entre 2 a 5 segundos mostra que a pessoa sabe o que está falando e se sente segura ao expor sua opinião.

Mantenha o corpo ereto

Enquanto conversamos, a nossa própria postura também pode ser uma ferramenta para transmitir confiança. Uma dica é manter o corpo ereto, com a cabeça para cima, ombros retos e os pés um pouco distanciados. Além disso, não faça movimentos bruscos. O ideal é falar e agir com leveza e naturalidade para você manter a imagem que alguém que sabe e confia no que diz.

Encene o que irá dizer

Se você precisa falar com mais pessoas, dar uma palestra ou fazer um discurso, por exemplo, uma dica para transmitir confiança é encenar o que irá dizer. Dessa maneira, na hora que precisar você irá agir com mais segurança. Você ainda pode utilizar as outras dicas sobre linguagem corporal para se mostrar aberto ao público e interessado no que eles têm a dizer.

Veja também

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Código de Defesa do Consumidor e Agente Rede Celcoin: conhecendo seus direitos e deveres

Atendimento ao cliente: como fazer?

Qual é a importância da independência financeira das mulheres?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *