9 exercícios para estimular a criatividade

A criatividade é uma capacidade humana utilizada no dia a dia de forma natural, principalmente para criar alguma coisa e resolver pequenos problemas. Mas quando tentamos ser criativos profissionalmente, parece que sofremos um bloqueio e enfrentamos grande dificuldade. Por isso, hoje separamos alguns exercícios simples para você estimular a criatividade e não sofrer na hora de pensar em algo diferente para seu negócio:  

Saia da rotina

O primeiro passo para estimular a criatividade e ter ideias com mais facilidade é sair da rotina. Isso porque a gente acaba se acostumando com o “sempre igual” e isso dificulta que soluções novas e insights cheguem. Para isso, tente mudar o caminho para o trabalho ou conversar com um novo amigo.

Leia mais

Hoje em dia nos acostumamos a consumir conteúdos audiovisuais para nos entreter e aprender, como vídeos, filmes e séries. Mas uma coisa é certa: ler continua sendo o melhor caminho para estimular a criatividade. Isso acontece porque a leitura estimula a imaginação. Quando lemos, criamos as imagens em nossa mente e, assim, exercitamos a criatividade quase que automaticamente.

Escreva

Escrever também é uma excelente maneira de exercitar nosso cérebro e estimular a criatividade. O princípio é parecido com a leitura, porque para escrever, você precisa refletir, escolher as palavras, criar um enredo, ou seja, ser criativo. Você pode começar relatando o seu dia ou os sonhos que teve à noite, por exemplo.

Concentre-se na solução do problema

Você já parou para pensar nos problemas que te incomodam, seja em casa, no trabalho ou na relação com as pessoas? Que tal ao invés de pensar no problema, focar nas formas possíveis de solucioná-lo? Focar na solução é uma ótima maneira de estimular a criatividade e ainda te ajuda a refletir melhor e tomar decisões corretas!

Tire um tempo para pensar

Qual foi a última vez que você parou para refletir e conversar com você mesmo? Esta pausa e momento de silêncio são excelentes para estimular a criatividade porque te afastam do mundo ao redor e, assim, você pode simplesmente pensar! Além disso, cultivar este hábito também te trará mais calma e confiança para lidar com problemas.

Não esqueça da diversão

Você já parou para pensar que tudo parece mais simples e leve quando nos divertimos? Isso acontece porque, nestes momentos, não temos a pressão de outras pessoas ou de nossa própria mente para alcançar metas ou vencer, por exemplo. A diversão deixa o pensamento fluir naturalmente e esta é uma ferramenta infalível para estimular a criatividade.

Converse com as outras pessoas

Uma excelente maneira de estimular a criatividade é compartilhar suas ideias com as outras pessoas. Esta atitude, além de fortalecer sua relação com os outros, faz com que você conheça diferentes opiniões e pontos de vista. A partir disso, você tem mais informações para trabalhar e fica mais fácil ter uma ideia criativa.

Coloque-se no lugar do outro

Você sabia que colocar-se no lugar do outro e interpretar papéis pode ser uma ótima fonte de criatividade? Quando nos colocamos no lugar do outro, estamos saindo da nossa realidade e isso nos leva a pensar de uma forma diferente da que estamos acostumados. Logo, quando pensamos como outra pessoa, podemos descobrir novas soluções e pensar em algo que não havíamos pensado antes.  

Pratique a pirâmide inversa

Boas ideias não surgem do nada, por isso, algumas estratégias podem ser utilizadas para facilitar. Uma delas é a pirâmide inversa, que consiste em pegar um resultado e pensar nos processos que levaram a ele. Desta forma, você vai estimular sua criatividade e ainda pode encontrar novas formas de resolver seus problemas pessoais e profissionais.

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *