Como abordar o cliente: 9 dicas que irão te ajudar

Quando começamos a trabalhar com vendas ou abrimos um negócio próprio, muitas vezes não sabemos como abordar o cliente. Por conta disso, acabamos afastando alguns consumidores por motivos como insistência, impaciência, falta de conhecimento e de prática, por exemplo. Para te ajudar, separamos 9 dicas para você saber como abordar o cliente e conquistá-lo.

Fale com segurança

Ao vender um produto ou serviço, o primeiro passo é falar com segurança para transmitir confiança ao comprador. Por isso, ao abordar o cliente, ofereça informações sobre o que você vende, mostre que você sabe o que está falando e utilize argumentos bem trabalhados a seu favor. Desta maneira, o cliente sentirá que será sempre bem recebido e poderá contar com você outra vez.

Conheça seu público

Para saber como abordar o cliente da forma correta, antes de qualquer coisa você precisa conhecer o seu público. Isso porque o vendedor precisa conversar de forma diferente com cada consumidor, como jovens, idosos, homens, mulheres, diferentes níveis de escolaridade… Saiba quem você irá atender para fazer da forma correta.

Entenda as necessidades do cliente

No momento de abordar o cliente, esteja aberto para ouvir suas solicitações e procure entender suas reais necessidades. O papel do vendedor é solucionar o problema do cliente, por isso, estar aberto para recebê-lo e para compreender o que ele precisa é essencial para cativá-lo e fazê-lo voltar.

Utilize linguagem adequada

Assim como a forma como você irá abordar cada cliente, a linguagem que você utiliza também é importante para saber como lidar com seu público. Afinal, o consumidor não irá se identificar com você e a sua empresa se o atendimento não corresponder às expectativas dele. Portanto, procure conversar com seu cliente utilizando palavras que ele costuma utilizar. Assim ele te verá como um igual, um amigo.

Seja prestativo na medida certa

Na hora de abordar o cliente, é essencial ser prestativo e realmente ajudá-lo a encontrar o que procura ou resolver seu problema. Porém, ninguém gosta de um vendedor que fica no pé o tempo todo. Saiba como dar atenção e espaço ao cliente. Além disso, muitas vezes o cliente pode estar acompanhado, então dê liberdade para ele consultar a opinião de quem o acompanha.

Não seja invasivo

Como dito anteriormente, nenhum cliente gosta daquele vendedor que fica no pé, insistindo pela compra ou mostrando produtos diferentes do que ele não solicitou. Por isso, ao abordar o cliente tenha cuidado para não ser invasivo. Respeite o tempo de decisão do seu consumidor.

Nunca subestime o cliente

Mesmo que você seja o vendedor e saiba mais sobre o produto ou serviço, não trate o seu cliente como se ele não soubesse nada. É muito importante não subestimar o conhecimento que seu consumidor já tem. Perceba se ele está interessado em saber mais ou se ele está contribuindo para a conversa, assim você saberá como agir depois de abordar o cliente.

Seja convidativo

O objetivo de saber como abordar o cliente é fazer com que ele se sinta satisfeito, tenha seu problema resolvido e retorne. Por isso, seja sempre simpático e convidativo, mostre que está disposto a resolver o problema. Assim, o cliente se sente bem acolhido e pode até te recomendar para outras pessoas.

Na dúvida, pesquise e pratique

Se você tem muita dificuldade para abordar o cliente, seja por timidez, falta de confiança ou falta de conhecimento sobre o que vende, pesquise e pratique! Você pode praticar com pessoas próximas para saber o que fazer na hora de lidar o com o cliente. Além disso, procurar por materiais ou profissionais especializados que possam te orientar para fazer boas vendas.

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *