Perfil de liderança: descubra qual é o seu

O perfil de liderança é a característica que define como um empreendedor irá lidar com tarefas, equipes e o ambiente de trabalho. Saber o seu estilo de liderança é essencial para conhecer a si mesmo e trabalhar seus pontos fortes e fracos para ser um bom líder e saber como motivar a equipe. Descubra seu perfil de liderança a seguir:

Coercitivo

O perfil de liderança mais comum nas empresas é o coercitivo, o tradicional chefe. Ele costuma centralizar o poder, ser individualista, ter medo do crescimento dos colaboradores e, por isso, parece alguém mandão. Seu perfil cria uma certa distância e empatia com os liderados, porém ele tem facilidade para lidar com funcionários problemáticos.  

Democrático

Um perfil de liderança democrático é aquele que preza pela colaboração. Ele é muito comunicativo, confia nos colaboradores, incentiva o envolvimento completo da equipe e trabalha bem a motivação. Um ponto de atenção deste perfil é que ele pode ser indeciso, tendo dificuldade para tomar as melhores decisões.

Autoritário

O autoritário é o perfil de liderança conhecido como muito exigente, lidera com firmeza e deseja que tudo seja feito com excelência. Ele pode querer centralizar tudo para si e cobra o máximo de emprenho e resultado de todos. Ele não incentiva muito a colaboração, mas é muito bom em motivar as pessoas a alcançarem os objetivos.

Centralizador

Muito comum nas organizações, o perfil de liderança centralizador costuma agir assim em sua primeira experiência como líder. Ele costuma tomar decisões sem consultar a equipe e tem dificuldade para delegar funções. Seu estilo pode desestimular, pois ele pega o trabalho para si, criando o sentimento de que o trabalho dos outros não é valorizado.

Que marca o ritmo

Um marcador de ritmo é aquele perfil de liderança visto como viciado em trabalho. Ele costuma pôr a mão na massa e trabalhar até tarde. Um ponto negativo é que ele espera que todos trabalhem tanto quanto ele, não respeitando o ritmo de trabalho dos outros.

Paternal

Construir uma equipe que se relacione bem é o pilar principal do perfil de liderança paternal. Ele cria relações fraternais e sabe como resolver conflitos. O lado ruim é que este tipo de gestor age com base no emocional e não sabe como dar feedbacks negativos quando necessário.

Treinador

Autoconhecimento é a palavra de ordem do perfil de liderança treinador. Este líder procura desenvolver as pessoas, sabe observar pontos fortes e fracos com facilidade e busca melhorar o desempenho de todos. O ponto negativo é que acha que um treinamento pode ser melhor que uma conversa honesta.

Liberal

Equipes maduras se dão muito bem com o perfil de liderança liberal. Este estilo dá plenos poderes aos colaboradores e fica à disposição para dar o suporte necessário. Ele dá bastantes espaço para a criatividade, inovação e troca de conhecimento. O ponto de atenção é que a equipe pode se sentir desorientada pela falta de acompanhamento.

Inspirador

Trabalho bem feito, competência e carisma: estas características definem o perfil de liderança inspirador. Este gestor não costuma das muitas ordens, pois a equipe já sabe o que ele quer. É sempre ético, justo e bom em delegar tarefas. Ponto negativo: pode entrar em conflito com personalidades fortes e que questionem sua forma de trabalhar.

Visionário

O perfil de liderança visionário está sempre de olho no futuro, é ótimo em criar planos e projetos e em encontrar talentos. Por ter a visão sempre lá na frente, pode encontrar dificuldades em tarefas com curto prazo. Além disso, pode ter problemas para manter a equipe motivada, afinal nem todos podem investir em algo que dará retorno apenas no futuro.

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *