8 estratégias para melhorar o relacionamento com o cliente

Especialistas em Marketing já afirmaram: é mais econômico manter clientes fiéis do que conquistar novos compradores. Afinal, estes clientes já conhecem sua empresa, já consomem de você e se sentem engajados para divulgar sua marca espontaneamente. Mas como conquistar este público? Simples: investindo no relacionamento com o cliente.

Confira a seguir algumas estratégias que você pode aplicar para melhorar a sua relação com seus consumidores.

Entenda seu público

O primeiro passo para melhorar o relacionamento com o cliente é entendê-lo. Por isso, é muito importante que você saiba quem são as pessoas que sua empresa atende e suas características. Que idade, sexo, renda, localização e expectativas elas têm? Que problema elas têm em comum e que o seu negócio pode resolver? Pensando desta maneira, você entende e sabe como atender melhor seus compradores.

Seja a empresa amiga do cliente

Ser amigo do cliente não significa convidá-lo para sair, mas tratá-lo de uma forma mais próxima. Todo cliente quer se sentir especial e sua empresa precisa utilizar estratégias para fazer com que ele se senta assim. Uma dica é memorizar o nome dos clientes e registrar de alguma forma o que ele precisa de você. Assim, o atendimento será lembrado de forma positiva e o relacionamento com o cliente só irá melhorar.

Faça o cliente se sentir à vontade

Uma das estratégias mais simples para um bom relacionamento com o cliente é fazê-lo se sentir à vontade. Quando o cliente gosta do seu atendimento, produto ou serviço e ambiente, por exemplo, as chances de ele voltar são muito maiores. Além disso, tendo uma visão positiva sobre você, as chances de ele divulgar seu negócio de maneira espontânea também aumentam.

Amplie seus canais de comunicação

Outra maneira de estreitar o relacionamento com o cliente é oferecendo diversas formas para ele entrar em contato com você. Quando você oferece opções para o cliente escolher como e quando interagir com a sua empresa, você torna o processo mais cômodo e confortável para ele. Afinal, ele pode falar com você do sofá pelo celular, por exemplo.

Tenha presença na internet

Atualmente, o melhor recurso que a sua empresa pode utilizar para criar um relacionamento com o cliente é a internet. Por meio de site, blog e redes sociais, você consegue trabalhar a imagem da sua empresa e, assim, fazer o consumidor se aproximar dela. Existem diversos meios que você pode utilizar, basta saber onde seu público está.

Crie conteúdos de qualidade

Investir em conteúdos de qualidade é uma estratégia que influencia diretamente no relacionamento com o cliente. Isso porque o público se sente mais interessado por empresas que oferecem informações úteis para ele. Além disso, quando sua empresa cria conteúdos assim, ela pode se tornar uma referência no meio, o que a torna mais conhecida e com maiores chances de ter aumento nas vendas.

Incentive o engajamento do público

Outra atitude simples que você pode tomar para melhorar o relacionamento com o cliente é incentivar que ele interaja com você. Isso pode ser feito, por exemplo das redes sociais, quando você solicita que o cliente curta ou compartilhe algum conteúdo. Ao fazer isso, o cliente sente vontade de participar e, assim, vai se aproximando naturalmente de você.

Entregue mais do que esperado

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