Redes sociais para pequenas empresas: 10 dicas que irão te ajudar

Toda empresa que deseja ser vista precisa ter presença nas redes sociais. Mas você sabe como aproveitar o melhor das redes sociais? Sabe como deve agir neste meio para ter bons resultados? Se quiser aprender mais e aproveitar algumas dicas, confira o conteúdo a seguir:

Defina uma persona

Persona, diferente de público-alvo, é algo muito mais detalhado que te ajuda a conversar melhor com seu cliente. A persona é criada a partir de pessoas reais e é o que dará base para as suas estratégias. Você cria uma pessoa com base nas características dos seus clientes e, a partir daí, desenvolve conteúdos que atrairiam esta pessoa que você definiu.

Escolha a melhor rede para você

Mesmo que existam diversas redes sociais, sempre tem uma ou duas que funcionam melhor para o seu negócio. A mais utilizada ainda é, sem dúvida, o Facebook. Então vale a pena você aproveitar este canal. Procure entender seu público e saber onde ele está para, assim, você ir junto com ele.

Planeje-se

Assim como todas as estratégias que você cria para a sua empresa, as redes sociais também precisam de planejamento. Uma dica é você separar alguns temas para trabalhar e, a partir disso, criar seu conteúdo. Você pode compartilhar uma promoção em um dia, algo engraçado em outro e um conteúdo informativo em outro, por exemplo.  

Qualidade antes de quantidade

Ter presença nas redes sociais não significa ficar postando o tempo todo. O cliente quer te acompanhar, mas se você aparecer sempre, ele pode achar chato e deixar de te seguir. Além disso, conteúdo de qualidade tem prioridade na internet! Então, é melhor pensar em menos publicações de qualidade do que em várias que não trarão resultado nenhum.

Crie conteúdo relevante

Para que as redes sociais tenham o melhor resultado para o seu pequeno negócio, criar conteúdo relevante é indispensável. Preste atenção no que os seus clientes querem e produza este conteúdo para eles. As publicações que eles mais curtirem, interagirem e compartilharem são as que você pode investir e compartilhar com mais frequência.

Aproveite as imagens

O ditado que melhor representa as redes sociais é aquele que diz que uma imagem vale mais que mil palavras. Isso porque, nestes canais, fotos, gifs, memes, figuras, gráficos e vídeos têm bem mais engajamento que textos.

Foque no relacionamento

Além de servir como uma vitrine para a sua marca e como forma de divulgação para a sua empresa, as redes sociais são, antes de tudo, excelentes plataformas para trabalhar o relacionamento com o cliente. Então interaja e responda seus clientes, sempre com respeito e bom humor.

Programe seus posts

Se você já tem o planejamento das suas redes sociais, uma forma de poupar tempo e trabalho é programar seus posts. Você pode preparar o conteúdo uma vez por mês, por exemplo, e já deixar tudo programado. Assim, você pode dedicar os dias a outras tarefas sem se preocupar com as postagens.  

Acompanhe marcas de sucesso

Uma boa dica para ter uma ideia do que postar e como postar é acompanhar redes sociais de marcas bem-sucedidas. Até porque não tem problema você usar estratégias que já deram certo como inspiração para fazer suas próprias campanhas. Só não pode copiar, beleza?

Avalie os resultados

Acompanhar os resultados de suas publicações é a chave para ter bons resultados. Isso porque, avaliando o alcance dos posts, o horário da postagem, curtidas, comentários e compartilhamentos, você pode cortar o que não está funcionando e apostar no que tem dado certo!

Gostou das dicas? Então agora é só aplicar e aproveitar o que as redes sociais podem fazer para o seu negócio.

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