Pessoas tóxicas: afaste-se de quem te prejudica profissionalmente

O termo “pessoas tóxicas” surgiu recentemente e representa aqueles indivíduos difíceis e que só nos prejudicam. Afinal, estas pessoas afetam negativamente a rotina e tornam o trabalho mais difícil de ser realizado. Quer saber como identificar pessoas tóxicas? Então confira as dicas a seguir e afaste-se já de quem está te prejudicando! 

Como identificar pessoas tóxicas? 

Sempre se fazem de vítima 

As pessoas que se fazem de vítima o tempo todo são as que mais podem te prejudicar. Isso porque estes indivíduos, independentemente de estarem certos ou errados, precisam ser o centro das atenções constantemente. Dessa maneira, interpretam o papel de coitados e arrastam para baixo quem estiver por perto.  

Acreditam que todos estão contra ela 

As pessoas tóxicas são aquelas que nunca têm culpa de nada, pois acreditam que o mundo conspira contra elas. Como têm dificuldade em assumir os erros, não entendem as situações corretamente e não aceitam críticas. Ou seja: ter alguém assim por perto é conviver com alguém que só irá reclamar! 

Culpam os outros pelos próprios fracassos 

Como não conseguem assumir a própria culpa, pessoas tóxicas costumam culpar os outros por seus fracassos. Afinal, para elas, é menos constrangedor culpar alguém do que a elas mesmas. Por isso, cuidado, já que alguém assim poderá te culpar um dia por algo que você nunca cometeu.  

Te pressionam sem necessidade 

Pessoas tóxicas costumam pressionar as pessoas ao redor sem necessidade. Assim, é comum ver indivíduos assim fazendo você escolher entre ele ou outra pessoa, entre isso ou aquilo etc. Dessa maneira, elas te colocam em uma posição desconfortável e ainda brigam por perderem em uma competição que elas mesmas criaram. 

São invejosas e ciumentas 

Sabe aquele ditado “a grama do vizinho é sempre mais verde”? Pois é, esta frase guia as pessoas tóxicas, pois elas são invejosas e sempre desejam o que o outro tem. Estas pessoas te fazem mal profissionalmente por sugarem sua energia e te colocarem para baixo pela negatividade que carregam. Além disso, ao fofocarem de outras pessoas com você, também podem te colocar em uma situação constrangedora.  

Nunca se desculpam 

Trabalhar com pessoas tóxicas significa lidar com pessoas que não se desculpam nunca. Afinal, elas acreditam estarem sempre certas e se desculpar seria admitir o erro. E para complicar ainda mais, estes colegas costumam mentir para mudar os fatos e ainda saírem por cima de qualquer situação. 

São manipuladoras 

As pessoas tóxicas também possuem bons argumentos e grande poder de persuasão. Afinal, elas sabem o que querem e não se importam em prejudicar os outros no caminho. Por isso, fique atendo. Porque alguém assim pode precisar da sua ajuda e fazer de tudo para te manipular e conseguir o que quer!  

São pessimistas 

Pessoas que podem te prejudicar no trabalho por serem tóxicas também têm um perfil pessimista. Ou seja, são as pessoas que deixam um ambiente saudável carregado de energias ruins. Estas pessoas só enxergam o lado negativo e conviver muito com elas pode afetar sua produtividade também. Afinal, como você verá os benefícios do seu trabalho e da sua rotina quando alguém ao seu lado só sabe criticar? 

São egoístas 

Outra característica comum das pessoas tóxicas é que elas são muito egoístas. Elas falam de si mesmas o tempo todo e deixam claro que se acham superiores. Por outro lado, quando outra pessoa fala, elas ignoram completamente, pois acham seus assuntos mais interessantes. Ou seja: elas alimentam o ego enquanto menosprezam quem está ao redor. E você precisa tomar cuidado para não ser afetado e se sentir mal por isso.   

E aí, consegue identificar alguém assim no seu ambiente de trabalho?  

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *