Ideias de marketing para micro e pequenas empresas

Há pessoas que ainda acreditam que para fazer um bom marketing é necessário muito investimento financeiro e esforço. Para mudar esse arquétipo, selecionamos algumas ideias para pequenos empreendedores. Aplicando essas dicas, certamente seu empreendimento ganhará mais visibilidade e, consequentemente, aumentará o número de clientes. Confira a seguir:

Desenvolva sua marca e identidade visual

A marca é capaz de contar a história da empresa em questão, agregar valor aos produtos e serviços oferecidos e também estabelecer relacionamento com o público. Por isso, criar sua marca é um passo para que seu comércio seja mais conhecido e lembrado no mercado.

Para a criação dessa é importante definir objetivos do negócio e estudar os elementos mais adequados para compor a identidade visual, sendo eles: cores, formatos, tipografias, entre outros. Você pode saber mais como criar a cara da sua empresa aqui.

Faça parcerias

Outra ideia valiosa é apostar em parcerias com outras empresas que atendem o seu público alvo, mas com negócios distintos. Veja esse exemplo: uma companhia aérea realiza uma parceria com uma locadora de veículos – pois o passageiro que viaja para outro destino tem a tendência de alugar um carro para facilitar sua locomoção. 

Busque e identifique parceiros que estejam alinhados às suas perspectivas e avalie os possíveis cenários (subjetivos, legais ou financeiros) e lembre-se: continue fazendo networking constantemente. 

Realize ações promocionais

Através de concursos, sorteios e campanhas surgem oportunidades para tornar-se mais visível para novos clientes e gerar mais relacionamento aos fidelizados. Você pode escolher diferentes tipos de ações promocionais, como: sorteio, vale-brinde, concurso promocional e concurso cultural. A recompensa atraente é relativa de acordo com o seu público e ação que deseja fazer, mas alguns prêmios comuns são: vouchers para compras, brindes da marca ou até mesmo a um serviço ou produto comercializado em seu negócio.

Através de concursos e eventos locais também é possível divulgar-se ao doar seu produto ou serviço como prêmio. Você terá abertura para divulgar sua empresa durante o evento de forma gratuita!

Atualize-se sobre as tendências

Essa dica é para você que deseja estar por dentro das novidades do mercado e quer destacar-se diante da concorrência. O Sebrae oferece cursos gratuitos e online para os micro e pequenos empreendedores que tem vontade de aprender ainda mais sobre marketing e outros assuntos em alta no mercado.

Pequenas e micro empresas muitas vezes não possuem muito dinheiro para investir em marketing, mas com dicas acima e um bom planejamento você fará seu negócio apontar para a direção do sucesso! 

Quais são as técnicas de marketing que você utiliza atualmente em sua empresa?

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